Creditran adota solução da Bludata. Foto: divulgação.

A Creditran, cooperativa de crédito responsável pelas cobranças de débitos veiculares em Santa Catarina e parte do Rio Grande, adotou uma solução de integração bancária com a Bludata, empresa blumenauense especializada em soluções de TI para finanças.

Desenvolvido exclusivamente para a cooperativa, o software Credinet foi implementado para responder por toda a operação da entidade para o pagamento de débitos veiculares e taxas para serviços nos centros de formação de condutores ligados à Creditran.

A solução de Office Banking operacionaliza os processos financeiros da Creditran, possibilita o pagamento de débitos veiculares e da carteira nacional de habilitação e pode ser integrado ao sistema da Secretaria do Estado da Fazenda de Santa Catarina (Sefaz/SC).

De acordo com José Fernandes Neto, presidente da Creditran, as baixas dos débitos são instantaneamente efetivadas logo após o pagamento. Só em junho a Creditran realizou mais de 600 mil autenticações, que movimentaram mais de R$ 100 milhões de reais.

“Os profissionais já conheciam os serviços através do SGD, software para os despachantes. Quando criamos a cooperativa, a Bludata aceitou o desafio de desenvolver uma plataforma exclusiva para o nosso negócio, facilitando a rotina da Creditran. Hoje a entidade não funcionaria mais sem o Credinet”, diz.

No ar há cerca de um ano, o acordo entre as duas companhias ainda envolve melhorias na plataforma, que funciona através de uma infraestrutura em SaaS redundante e de alta disponibilidade, mantida em funcionamento pela própria Bludata.

“Foi fundamental contarmos com uma empresa disposta a desenvolver uma solução que nos atendesse. Contamos com constantes evoluções, que acompanham o mercado e facilitam a rotina tanto da entidade quanto de seus clientes”, finaliza o presidente da Creditran, empresa que é ligada à cooperativa financeira Sicoob.

Atualmente as soluções da Bludata são responsáveis pelo processamento de 24 milhões de habilitações para dirigir e 48 milhões de documentos veiculares ao ano. A empresa possui clientes em todo o país, com atuação predominante em São Paulo e Santa Catarina.

Além da solução de Office Banking para a Creditran, também desenvolveu o internet banking do Banco Rendimento e uma solução de ensino EAD para o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran). Sem revelar dados de faturamento, a Bludata cresceu 15% no último ano e deve manter o mesmo percentual em 2015.