Sonho pode acabar na chegada. Foto: Pixabay.
O número de estrangeiros barrados ao tentarem entrar em Portugal pelo aeroporto de Lisboa saltou 74% nos oito primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, em um total de 2.209
A grande maioria dos afetados é do Brasil: sete em cada dez pessoas recusadas pelo país ainda no aeroporto são brasileiras.
Os dados são do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal e foram divulgados nesta sexta-feira, 05, pelo jornal português Expresso.
Em média, mais de seis brasileiros foram barrados por dia em Portugal.
Segundo o Expresso, a chegada de cidadãos do Brasil a Portugal é facilitada pelos mais de trinta voos semanais que partem diretamente de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.
Nos aeroportos, as principais causas para a recusa de estrangeiros são a ausência de visto válido ou adequado, bem como a incapacidade de provar condições de estadia no país como uma reserva de hotel ou dinheiro (são requeridos no mínimo 40 euros por dia de permanência).
O Expresso relata também outros critérios que intrigam as autoridades no controle de imigração dos aeroportos, como famílias com crianças que dizem viajar a turismo em pleno período de aulas ou homens casados que viajam de férias sem levar a família.