O Watson vai auxiliar a área de pesquisa da TheraSkin no desenvolvimento de produtos. Foto: Flickr/jenedwards.
A TheraSkin, indústria farmacêutica brasileira especializada em dermatologia, é a primeira empresa da América Latina a utilizar a solução IBM Watson for Drug Discovery.
A utilização da plataforma de computação cognitiva visa auxiliar a área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da TheraSkin no desenvolvimento de produtos.
O Watson for Drug Discovery é uma solução IBM hospedada na nuvem que utiliza a computação cognitiva para disponibilizar visualizações dinâmicas e classificações de pesquisas da área clínica.
A análise é baseada em evidências extraídas dos mais recentes artigos científicos, periódicos médicos, livros e registro de patentes. A tecnologia de inteligência artificial auxilia cientistas a identificarem relações entre genes, proteínas e medicamentos relacionados às doenças em estudo, agilizando o processo de novas descobertas científicas.
“Com a integração do Watson ao nosso time de PD&I, seremos capazes de avaliar milhares de documentos e literaturas em um intervalo de tempo que nos meios tradicionais seria impossível, bem como gerar novas hipóteses de pesquisa com grande capacidade preditiva”, afirma o gerente de PD&I da TheraSkin, Deli Oliveira.
A empresa utiliza o Watson for Drug Discovery há 2 meses.