FREE

Catho agora é gratuito para quem busca emprego

11/11/2021 17:47

Novo modelo arrisca 80% da receita da companhia, mas busca atrair mais usuários.

Fernando Morette, CEO da Catho. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Catho, um dos sites brasileiros mais conhecidos para a busca de emprego, anunciou que vai oferecer gratuidade total, a partir deste mês, para quem deseja se candidatar a vagas dentro da plataforma. 

Até então, os planos mensais custavam cerca de R$ 60 após um período de 30 dias grátis. Agora, os candidatos não precisarão mais colocar nenhum tipo de dado de pagamento para se candidatar às posições.

Com o início da gratuidade ilimitada, o candidato terá a opção de destacar seu currículo pagando por um plano premium. Segundo a Catho, essa opção pode aumentar em até 18 vezes as chances de ser chamado para uma entrevista.

Para capitalizar, a empresa também vai continuar oferecendo serviços como análise e elaboração de currículo e simulação de entrevista, assim como planos para recrutadores que decidem fazer buscas ativas por profissionais na base de currículos cadastrados.

“Já vínhamos estudando e planejando essa mudança há algum tempo e a pandemia nos fez acelerar ainda mais esse processo, levando em conta como a economia e a vida do brasileiro está sendo afetada nesse período”, conta Fernando Morette, CEO da Catho. 

Para o jornal O Globo, a mudança vem como consequência do cenário competitivo com redes sociais gratuitas, como o Linkedin e Facebook, que se tornaram grandes ferramentas de recrutamento.

O novo modelo, que chega após 20 anos de atuação, é considerado uma ação arriscada para a companhia, pois 80% da receita vem das mensalidades dos usuários e 20%, de empresas.

A Catho aposta que, a longo prazo, a gratuidade possa atrair mais usuários e, assim, trazer maiores receitas. Em testes-piloto em algumas regiões do Brasil, a companhia registrou um volume de novos cadastros 20 vezes maior.

Veja também

RH
Planeta controla RH com Uppertools

Maior construtora de Sorocaba aposta em software SaaS.

RH
Gupy compra Niduu

Esta é a primeira aquisição da startup, que recebeu um aporte de R$ 40 milhões em 2020.

CARREIRA
Gerbase, ex-Cap, assume RH na MC1

Nova Chief People & Future Officer tem 20 anos de experiência em recursos humanos.

INDÚSTRIA
RHI Magnesita: gamificação com PlayerUm

Plataforma foi utilizada na SIPAT por mais de 2,8 mil funcionários da companhia.

CURRÍCULO
Furquim, ex-Santa Casa, assume RH da Meta

Profissional tem 30 anos de mercado e uma atuação destacada na sua área.

DIVERSIDADE
Executiva processa SAP por discriminação

Processo é um arranhão nos esforços de diversidade da gigante de software.