Empresários serão treinados por investidores e especialistas do mercado. Foto: flickr.com/photos/mytudut.

A Locaweb e a Endeavor divulgaram as 12 startups vencedoras do programa Startup Network, duas a mais do que o programado no início do processo. 

A iniciativa recebeu 329 inscrições e as selecionadas são: Agendor, Aremo, BankFacil, Basico, CargoBR, Edools, GetNinjas, GuiaBolso, Pagarme, PinMyPet, WPensar e ZeroPaper.

Os escolhidos contarão, durante 2014, com mentorias da rede Endeavor, que inclui Empreendedores Endeavor, investidores e especialistas do mercado, além do apoio da Locaweb com treinamentos e acesso às soluções da empresa. 

A Locaweb subsidiará 70% do custo do programa e os selecionados pagarão apenas uma mensalidade de R$ 200 enquanto estes estiverem participando do programa. Além disso, todos eles terão acesso durante um ano e de forma gratuita, aos serviços da empresa de tecnologia.

“O nível de todas as startups superou a nossa expectativa, por conta da qualidade dos empreendedores e modelo de negócio desenvolvido. Este avanço nada mais é do que um reflexo da maturidade que o mercado ganhou de um ano para cá”, destacou Luis Carlos dos Anjos, gerente de marketing da Locaweb.

As empresas têm em média dois anos e meio de existência, cinco funcionários e estão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. Em relação ao setor de atuação, 25% delas trabalham com o ramo de finanças, educação e moda representam 15% cada, e outros negócios dividem os 45% restantes.

"Nosso esforço agora será auxiliar estas startups para que elas se tornem grandes empresas de alto crescimento e com isso disseminem ainda mais a cultura empreendedora e do conhecimento, fortalecendo assim todo o ecossistema de novos negócios", ressalta Pablo Ribeiro, gerente do Programa Startup Network.

Todas as finalistas receberam algum tipo de investimento. 50% delas contaram com fundos de capital de risco, outras 50% já passaram por aceleradoras e 15% receberam aporte de investidores anjos. 

Quanto ao modelo de negócio, elas se dividem em: SaaS com 30%, Marketplace com 25%, E-commerce com 10% e 35% divididos entre outros modelos. 

Segundo estudo realizado pelo Start Up Genome Compass, empresas que contam com mentores crescem 3,5 vezes mais e conseguem 7 vezes mais capital.