Foto: divulgação.

Comprar um carro é sempre uma tarefa complicada, a atenção deve estar em primeiro lugar bem como a análise, a pesquisa e, é claro, a definição do orçamento disponível.

Nos dias atuais, a ideia de adquirir um carro 0 km grande e bem espaçoso só poderá se materializar se o orçamento disponível for alto. Como a situação financeira geral não é das melhores, os carros pequenos são a melhor opção. 

Porém, saber escolher quais são os melhores carros pequenos é fundamental e muito necessário para que, em definitiva, a compra seja bem sucedida. Por esse motivo, pensar no custo – benefício é o primeiro passo. Isso é válido para a compra de um carro como também de qualquer outro tipo de produto.

Ou seja, é necessário analisar se o valor a pagar traz um bom benefício que compense o custo. Quanto aos carros, isso significa que é necessário pesar o quanto um dos diversos carros pequenos que há no mercado automotivo é bom o suficiente como para pagar o valor que possui.

Agora bem, é necessário estar alerta, pois nem sempre o barato é a melhor opção. Sempre é recomendável analisar as vantagens e as desvantagens de cada modelo de carro, para finalmente escolher o ideal, sem esquecer que tudo também vai depender do uso que vai ser dado ao carro, além do orçamento disponível, é lógico.

 

Alguns modelos de carros pequenos

Chevrolet Joy 2020

Um verdadeiro hatch com transmissão manual de 6 velocidades e um porta-malas que possui capacidade para 289 litros. O Chevrolet Joy 2020 é um excelente carro pequeno que tem vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, ar condicionado, direção hidráulica, alarme, limpador e desembaçador traseiros.

Fiat Mobi

É o carro mais barato comercializado no Brasil. Possui vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, direção hidráulica e ar condicionado. É um carro econômico e prático para dirigir na cidade todos os dias.

Ford Ka

Desta marca, é o modelo mais vendido no Brasil. Este modelo tem ar condicionado, direção elétrica, trava elétrica nas portas e vidros elétricos dianteiros. Possui também conexão Bluetooth, entrada USB e central multimídia com tela de 7 polegadas tátil.

Nissan March 2020

Este modelo da Nissan possui motor muito eficiente, central multimídia com espelhamento de smartphones, ar condicionado automático e conexão internet Wi-fi.

 

Como fazer as melhores escolhas e conseguir os melhores preços de carros pequenos

  • É evidente que o preço tem um papel muito importante na hora de comprar um carro, mas isso não pode ser o item principal para decidir que carro comprar. Não esquecer que o barato pode acabar custando caro! É sempre importante analisar o custo – benefício e fazer muita pesquisa. Às vezes, um preço um pouco maior pode ser a solução, pois o carro estaria oferecendo acessórios interessantes para o dia a dia.
  • Analisar o consumo de combustível é outro item muito importante, porque isso ajudará a definir o gasto mensal que o carro provocará, sempre dependendo do tipo de uso. Para se ter uma ideia, vale a seguinte equação: um carro que roda uns 10 mil quilômetros por ano e faz aproximadamente 12 km por litro de gasolina, gasta uns R$ 3.750.- por ano.
  • Outro item importante é o valor do seguro. Não há como fugir disso, pois é fundamental contar com um seguro que tenha cobertura total. As companhias seguradoras levam em consideração o preço do carro, o valor das peças de reposição desse modelo, a probabilidade que esse tipo de carro tem de ser roubado.
  • A depreciação é outro ponto importante: um carro 0 km já perdeu valor na hora de sair da concessionária. O bom dos carros pequenos e populares é que a desvalorização é menor ao longo dos anos. Os carros maiores e mais caros desvalorizam mais por terem uma procura menor.
  • Os impostos pesam nas despesas totais. Um carro precisa ser emplacado na hora da compra e há uma taxa de transferência, além do IPVA. São gastos que entram no custo inicial do veículo. Mas há gestos que só acontecem uma vez por ano, como o IPVA, o seguro obrigatório e o licenciamento.