Jeferson Machado. Foto: divulgação.

A Unicred do Brasil - Unidade Porto Alegre está se preparando para a implantação do ERP SAP para a atender suas necessidades nas áreas contábil e gestão de ativos. 

Com planejamento iniciado em 2014, a cooperativa de crédito deve começar as integrações no primeiro semestre do ano, com roll out no segundo semestre. O projeto será realizado pela Convista, consultoria SAP sediada em Colônia, na Alemanha.

Embora a empresa não dê detalhes sobre o valor gasto no projeto, a iniciativa faz parte do plano de investimento de R$ 50 milhões que a empresa traçou para inovação tecnológica durante o biênio 2014-2015.

Segundo Jeferson Machado, superintendente da unidade Porto Alegre da Unicred, a empresa está investindo em sua renovação tecnológica, de olho em uma futura expansão geográfica.

"Queremos crescer cerca de 25% nos próximos dois anos", afirma o executivo, dando detalhes do mercado do cooperativismo de crédito no país. "O cooperativismo corresponde a apenas 2,8% do sistema financeiro atual. Queremos aumentar essa fatia para 10%", relata o executivo.

O plano de crescimento se alinha com outras cooperativas de crédito, como o Sicredi. Recentemente, o banco adotou soluções de BI do SAS para impulsionar um projeto de modernização de seus processos de crédito.

Atualmente a Unicred do Brasil tem presença em seis estados da Federação, com 250 unidades de atendimento. Para crescer, a empresa também planeja investir e entregar em 2015 novas modalidades de canais para os clientes, como aplicações mobile e caixas eletrônicos.

"É um projeto abrangente de modernização, desde o core banking até as frentes de atendimento", destacou o executivo.

Na unidade Porto Alegre, que conta com a Tecnocred, unidades responsável pelas soluções de integração de TI do sistema Unicred nacional, Machado aponta um índice de aumento de 35% na contratação de novos colaboradores entre outubro de 2013 e outubro de 2014. 

Para o gestor, a ampliação da oferta de postos de trabalho na instituição é atribuída ao ambiente favorável ao cooperativismo de crédito, que cresce na oferta de novos produtos e serviços aos associados, aliada à alta do setor de TI, base tecnológica para o funcionamento do sistema.

Com sede em Porto Alegre, mas com atuação em 10 estados brasileiros, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a empresa fornece soluções de cadastros básicos e genéricos de instituição, gerenciamento de aplicações e troca de arquivos com os bancos, entre outros serviços.

Com 20 anos de atuação, a Unicred do Brasil tem cinco centrais, 49 cooperativas, 271 unidades de negócios e aproximadamente 180 mil cooperados.