Edgar Garcia, diretor comercial da UiPath para o Brasil e América Latina. Foto: divulgação.

A UiPath, multinacional de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês), anunciou a promoção do executivo Edgar Garcia ao cargo de diretor comercial da companhia para a América Latina.

Garcia está na empresa desde o final de 2018, meses antes da abertura do escritório oficial no país, e atuava como executivo sênior de vendas. Em junho do ano passado, foi promovido ao cargo de diretor comercial para o Brasil.

Antes da UiPath, o executivo trabalhou por dois anos na LeasePlan, uma multinacional de gestão de frotas de automóveis para corporações, onde era diretor comercial.

O profissional fez carreira na TI, com passagens por cargos na área de vendas da IBM, Oracle e Hyperion.

No novo cargo, Garcia vai acumular a liderança dos times comerciais do Brasil e da América Latina. 

Segundo o executivo, o momento é especial para o mercado de automação de forma geral, em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, uma vez que as empresas investiram mais em RPA, transferindo as tarefas burocráticas e repetitivas a robôs.

Fundada em 2005 na Romênia, a UiPath é uma das empresas mais badaladas no segmento de RPA, tendo sido listada em setembro em número 3 no ranking Forbes Cloud 100. No Brasil, a companhia tem um escritório em São Paulo.