Emerson Cordeiro, gerente de canais e novos negócios da Hinode. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Hinode, uma das maiores empresas de cosméticos do país, implantou a solução de CRM da Salesforce com a Enext, consultoria paulistana com experiência no segmento, para aprimorar a comunicação com a sua base de vendedores. 

Até janeiro de 2021, quando o projeto teve início, a companhia utilizava ferramentas de forma separada para se comunicar com os consultores, como e-mail, SMS e push, mas percebeu que precisava organizar isso e ter uma estratégia de CRM.

O primeiro passo foi identificar quais eram os principais pontos críticos dentro da jornada dos profissionais, pensando desde o preenchimento do cadastro até o momento em que eventualmente eles têm o seu ID cancelado por inatividade. 

“Nós fizemos o mapeamento de todas as jornadas que a gente gostaria de ter para se comunicar com esse consultor no momento certo e, após uma análise de mercado, conversamos com algumas ferramentas e entendemos que a Salesforce iria nos atender de forma efetiva na adoção dessa estratégia”, conta Emerson Cordeiro, gerente de canais e novos negócios da Hinode.

A Enext foi indicada pela gigante de CRM como um dos principais parceiros no Brasil com experiência dentro do segmento de cosméticos e beleza, com clientes como L'Oreal e Sephora, e o projeto entrou no ar em seis meses.

“A gente passou por todo o processo de warm up das bases do Salesforce para garantir a melhor entregabilidade dos nossos e-mails em todos os servidores. Então foi um processo gradativo e, depois de 45 dias dos sistemas coexistindo, nos sentimos seguros para desligar as ferramentas antigas e deixar as nossas comunicações com a base 100% centralizadas no Salesforce”, conta Cordeiro.

Para os e-mails, a empresa até então utilizava a solução portuguesa Smarkio. Para envio de SMS, a Zenvia e, para notificações em mobile, push notification e outros, usava uma solução desenvolvida internamente.

Essas ferramentas antigas foram desligadas no final de agosto e a companhia manteve apenas a Zenvia para alguns SMSs mais críticos que fogem do escopo de CRM.

Com a ferramenta da Salesforce, a Hinode afirma estar em num momento de governança dos dados muito maior, sem depender de extrações manuais da base de usuários, que hoje está integrada com a plataforma.

“Toda a movimentação de negócios dos nossos consultores já está integrada com a Salesforce via API e a gente utiliza isso como um insumo para criar as automações, as réguas de comunicação por todos os canais dentro da própria ferramenta”, explica o gerente.

Focada nas classes C e D, a Hinode é especializada em vendas diretas através de consultores, funcionando de forma semelhante a marcas gigantes do segmento, como Natura e Avon.

A empresa foi fundada em 1988 e tem sede em Barueri, São Paulo, com uma fábrica de 12 mil metros quadrados em Jandira, no mesmo estado. 

Com mais de 600 produtos em seu portfólio, a companhia é detentora das marcas Hinode, com itens de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e maquiagem, e HND, focada em produtos funcionais ligados à performance e bem-estar.

Fundada em 2008, a Enext é uma empresa do grupo Wunderman Thompson Company com serviços que abrangem planejamento estratégico e transformação digital, passando por implantação de plataformas, Mídia, Business Intelligence e CRM.

A empresa tem sede em São Paulo e conta com mais de 260 colaboradores e 70 clientes ativos. No portfólio, estão nomes como BASF, Panasonic, C6 Bank, L'Oreal, Colgate e Sephora.