Nicolas Simone. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Nicolas Simone, ex-diretor executivo da Petrobras para a área de tecnologia, acaba de assumir o cargo de vice-presidente global de Engenharia Digital de Produto do McDonald’s.

A contratação foi anunciada pelo vice-presidente global de Tecnologia e Digital da rede de lanchonetes fast food, o brasileiro Leandro Balbinot, em um post no Linkedin.

Na nova função, Simone será responsável pela engenharia de todos os produtos e plataformas digitais do McDonald's, uma rede que vem investindo pesado em automação e autoatendimento.

"Eu vi de perto a transformação digital pela qual o McDonald's está passando. Eu aprecio ela como alguém da área de tecnologia, mas também como consumidor", disse Simone, também em um post no LinkedIn.

Simone é uruguaio, mas fez carreira em grandes organizações do Brasil, incluindo um período em conjunto com Balbinot na Lojas Renner.

Entre 2009 e 2012, Simone foi diretor de TI e gestão na Lojas Renner, enquanto Balbinot era o CIO da varejista de moda. 

Os dois executivos entraram e saíram com poucos meses de diferença da Lojas Renner (Balbinot foi contratado um pouco mais cedo e saiu um pouco mais tarde).

Desde então, os dois executivos seguiram carreiras de destaque. Simone foi para o Itaú, onde permaneceu por três anos como superintendente de sistemas e gestão, entre 2012 e 2015, passando depois para o cargo de gerente de TI do Grupo Boticário.

Finalmente, Simone foi contratado em 2019 pela Petrobras, assumindo funções de CIO (gerente de TI), CDO (projetos digitais), CSO (segurança) e R&D (pesquisa e desenvolvimento).

A contratação de Simone foi parte de uma mexida no time de TI da Petrobras, que também viu a entrada de Marcelo Carreras, ex-CIO da CPFL Energia, como head de TI.

Desde então, a estatal brasileira de petróleo embarcou em projetos importantes, como um upgrade para o S/4 Hana da SAP, além de migrações significativas para a nuvem da Microsoft, a Azure.

Depois da Lojas Renner, Balbinot começou uma carreira nos Estados Unidos, como CIO para América do Norte da Kraft Heinz e, desde maio de 2019, como VP no McDonald's.