Gustavo Bastos, vice-presidente de plataformas da TOTVS.

A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, acaba de anunciar uma nova aplicação para a plataforma de transformação digital Fluig: o No Code, que permite solucionar diversas necessidades do dia a dia das empresas, sem a necessidade de conhecimento em programação.

Com o No Code, é possível criar sites, formulários, interfaces para controles de tarefas e automatização de processos do dia a dia das empresas. A novidade pode ser testada gratuitamente no site. 

Com uma interface extremamente simples, o TOTVS Fluig No Code possibilita que qualquer pessoa dentro de uma empresa possa criar diferentes soluções, a partir de uma única ferramenta, sem qualquer ajuda da área de TI, com um sistema desenvolvido para que o usuário apenas escolha e arraste os componentes que precisa para o seu projeto. 

Além disso, a aplicação é totalmente em nuvem, o que possibilita o armazenamento de todas as informações de forma segura.

“A TOTVS acredita que, cada vez mais, a tecnologia deve ser acessível, democrática e simples, ajudando as empresas a digitalizarem seus negócios. O TOTVS Fluig No Code facilita os projetos de empresas pequenas e médias, que não possuem equipe de TI dedicada, e de grandes empresas com um time de TI robusto, mas que muitas vezes não consegue dar vazão para demandas mais simples. As áreas corporativas passam a ter autonomia para criar plataformas digitais”, afirma Gustavo Bastos, vice-presidente de plataformas da TOTVS. 

Com a novidade, o TOTVS Fluig se torna uma plataforma que pode ser code, low code e no code. 

Lançado em 2013, o Fluig funciona como uma camada de desenvolvimento, através das quais os clientes podem criar aplicações rodando sobre o ERP da TOTVS. 

Inicialmente, o produto exigia conhecimentos de programação (code). Em 2018, ele foi aberto para desenvolvedores, dentro do modelo conhecido como plataforma como serviço (PaaS) e com menos desenvolvimento de software (low code).

Agora, os usuários podem criar aplicações sem fazer nenhum tipo de programação, tendo como base interfaces gráficas.

As quatro ferramentas disponíveis para criação de aplicações no code do TOTVS Fluig são:

Pages: Possibilita construir páginas externas sem exigir aprofundados conhecimentos técnicos. Com essa solução, também é possível desenhar uma página usando um dos templates disponíveis e personalizar as informações de acordo com as necessidades da ação.

Tasks: Permite criar interfaces simples e atrativas para o controle de tarefas, pode ser utilizado por equipes de qualquer tamanho. O Tasks possibilita a visualização das tarefas a serem executadas por cada colaborador e interação com marcações para priorização e status.

Forms: Oferece recursos para a criação de formulários que poderão ser publicados tanto internamente, para uso com colaboradores, como externamente, para clientes, fornecedores ou outro público. O Forms tem recursos que permitem a criação de formulários totalmente personalizados para as necessidades do usuário.

Flow: Permite desenhar e digitalizar processos simples, assim as execuções de tarefas passam a ser mais ágeis e o dia a dia mais produtivo, dando maior controle e visão das atividades para as áreas de negócios.