Fabio Barbosa. Foto: divulgação.

A Abril S.A. anunciou na terça-feira, 12, o lançamento da YouFind Solutions, nova empresa do grupo que prestará serviços de consultorias de marketing e negócios através de análises de dados - o chamado Big Data.

Conforme informação do TI Inside, a nova companhia será uma evolução da Alphabase, divisão do grupo que oferecia serviços de data base marketing para cerca de 300 clientes, incluindo as próprias empresas da Abril.

Ela conta com uma equipe de 39 profissionais legados da Alphabase e pretende ampliar o número para 50 até o final do ano.

Usando uma base de dados com 74 milhões de nomes - cujos 4 milhões são assinantes ativos -  a YouFind fornecerá soluções para ajudar seus clientes a operacionalizar as estratégias e projetos que forem definidos.

Inclusive ela colocará uma RFP (request for proposal) no mercado para adquirir uma ferramenta de gerenciamento de campanhas, e com isso implementar as ações junto ao mercado.

Segundo Fabio Barbosa, presidente executivo do grupo, a nova operação pretende usar ferramentas e expertise para extrair a informação necessária, auxiliando clientes em suas tomadas de decisão.

No entanto, o executivo frisou que a startup não funcionará como uma empresa de pesquisa de mercado ou aluguel de listas, e sim fará análises de mercado e de estratégias de atuação.

"Não somos uma empresa de tecnologia e não vamos concorrer com consultorias ou empresas de software. O que constatamos é que as soluções de marketing atuais aplicadas na mídia e no varejo, por exemplo, já não funcionam mais. O negócio está exaurido", salientou o presidente. 

Atualmente, a YouFind conta com cinco clientes na carteira, mas o plano até o final do ano é que um terço dos clientes da Alphabase passem para a nova empresa. Os mercados na mira da companhia são os de mídia, varejo, financeiro e educação, tanto para empresas grandes como PMEs.

Por ser uma startup, Barbosa não comentou expectativas ou metas de faturamento. No entanto, o executivo admitiu que a empresa está superando as previsões iniciais.