Ricardo Flores, diretor de marketing da Wine, e Rogério Salume, CEO da empresa. Foto: Divulgação.

A Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos da América Latina, adquiriu os controles das marcas suíças Monodor Patents, empresa de patentes, pesquisas e desenvolvimento de café em cápsula, e da Mocoffee, empresa de café monodose para o consumidor final. 

A Mocoffee será a marca da Wine que operará mundialmente no segmento de café em cápsula. A operação, que está presente em 17 países por meio de uma série de acordos, será lançada e comercializada este ano no Brasil e na Holanda. Também há previsão de entrada no mercado americano em 2016. 

A Monodor Patents foi fundada por Eric Favre, conhecido por ter inventado, patenteado e desenvolvido o sistema de cafés em cápsulas - aparelhos portáteis e cafés em doses únicas - para a marca NespressoTM. 

Atualmente, metade de toda a produção de café em cápsula vendida mundialmente está baseada na invenção original de Favre. Na Monodor, ele conseguiu patentear e desenvolver um modelo avançado de cápsulas que, segundo a empresa, extrai mais sabor do café. 

Com a conclusão do negócio, Eric Favre, de 69 anos, deixará as duas companhias, que passam a ser dirigidas por Pascal M. Schlittler, co-fundador da Mocoffee, e Ricardo Flores, diretor de marketing e novos negócios da Wine.com.br. 

A Wine já havia investido no mercado de café no final de 2013, quando destinou R$ 50 milhões para a construção de um centro de pesquisas em Vitória e uma uma fábrica de cápsulas de café em Jaguaré, município de 34 mil habitantes no Espírito Santo.

A entrada na área de café não é a primeira tacada da companhia fora do universo dos vinhos. 

Em abril de 2013, a empresa adquiriu participação na gaúcha Have a Nice Beer, focada na venda de cervejas pelo modelo de assinaturas mensais. 

O e-commerce é controlado pela  e.Bricks Digital, empresa de investimento no setor digital do Grupo RBS. Já fazem parte do portfólio da e.Bricks empresas como Predicta, Pontomobi, Guia da Semana, ObaOba e Hagah.

Hoje, o braço de investimentos, especialmente a Wine, parece ser a menina dos olhos do Grupo RBS. 

No ano passado, quando a empresa divulgou a demissão de 130 profissionais, o movimento foi justificado como parte de uma modificação na estratégia de negócios do grupo, visando ao melhor aproveitamento das oportunidades do meio digital. 

Em nota, o presidente do Grupo, Eduardo Sirotsky Melzer, comentou o desempenho da eBricks e ressaltou a ampliação da Wine.com.br, definida pelo empresário como a “maior empresa de vinhos online do mundo”, para a qual estaria sendo preparada uma entrada no mercado internacional.

“Se queremos continuar crescendo temos de nos reinventar imediatamente, investindo em atividades e negócios que geram resultados positivos e deixando de fazer o que não agrega para nossa empresa e para o mercado”, explicou Melzer.