Renan Rocha, diretor de Tecnologia e Inovação da Unidas.

Renan Rocha, ex-gerente regional de TI do Mercado Livre, acaba de assumir o cargo de diretor de Tecnologia e Inovação da Unidas, a segunda maior empresa de locação de veículos do Brasil.

Rocha foi por sete anos gerente de TI do Habibs, uma das maiores redes de fast food do país e tem passagens pelas áreas de tecnologia de Realmedia e EDAG.

O executivo chega à Unidas para se juntar ao time de João Mendes, novo CIO da companhia, cuja contratação foi recentemente revelada pelo Baguete.

Mendes foi diretor executivo de TI e infraestrutura da Liq (antiga Contax). Ele havia assumido a TI da então Contax em 2016, vindo da Atento, outra grande companhia do setor de call center, na qual estava desde 2002.

O profissional também foi gerente de TI na Deloitte. Mendes começou a carreira na EDS como analista de sistemas. 

“Estou bastante animado em iniciar esse projeto na Unidas. Minha expertise está pautada em transformar a área de TI, trazendo a visão de TI como “core” dos produtos da empresa, gerando valor para nossos clientes junto com todas as unidades de negócio”, conta Rocha.

A Unidas é resultado da fusão entre Locamerica e a Unidas em 2017, formando uma empresa com 230 pontos de locação e mais de 110 mil veículos no total.

O mercado de aluguel de carros vai bem, embalado por mudanças como a preferências dos consumidores em direção ao consumo de veículos como serviço, e a própria desvalorização do real, que favorece viagens dentro do Brasil.

Aplicativos como Uber, 99 e Cabify, nos quais muitos motoristas alugam carros, também ajudam.

Em 2017, o mercado de locação de veículos do Brasil cresceu 12,5%.