Rita Sallam, vice-presidente de pesquisas do Gartner. Foto: Divulgação.

O Gartner prevê que a receita global no mercado de software de Business Intelligence (BI) e Analytics está prevista para alcançar US$ 18,3 bilhões em 2017, um aumento de 7,3% comparado a 2016. 

Até o final de 2020, esse número deve chegar aos US$ 22,8 bilhões.

Segundo o Gartner, BI e Analytics modernos continuam se expandindo com mais rapidez do que o mercado em geral, o que deixa mais equilibrada a queda dos gastos com BI tradicional. 

A plataforma moderna de BI e Analytics surgiu nos últimos anos para atender às recentes demandas das empresas por mais acessibilidade, agilidade e informações analíticas mais detalhadas.

O crescimento do mercado de BI e Analytics modernos deve desacelerar, no entanto, indo de 63,6% em 2015 para 19% até 2020. 

Para o Gartner, isso é reflexo do aumento da popularidade dos Dados e Analytics. O setor está aumentando em termos de expansão de adoção, mas a receita será impactada pela pressão nos preços.

"As decisões de compra continuam sendo fortemente influenciadas pelos executivos e usuários que desejam mais agilidade e uma opção para implementação em pequenas empresas e departamentos para comprovar o sucesso. Os modelos de compra amigáveis para as companhias tornaram-se ainda mais essenciais para implantações bem-sucedidas", explica Rita Sallam, vice-presidente de pesquisas do Gartner.