Fábio Coelho. Foto: divulgação.

O brasileiro Fábio Coelho, que desde 2011 ocupava a presidência do Google Brasil, agora também desempenhará a função de vice-presidente global da gigante das buscas.

O executivo foi promovido em abril, mas a informação só foi divulgada pela companhia de Mountain View nesta segunda-feira, 11. A empresa não deu mais detalhes sobre a mudança.

O executivo é o primeiro brasileiro a receber a nomeação, restrita a um pequeno grupo de líderes da empresa ao redor do mundo.

Coelho figura entre os dez melhores CEOs do Brasil, segundo ranking da Forbes, tendo estampado a capa da edição mais recente da revista. A publicação destaca que o profissional tem aprovação de 93% dos 700 funcionários da companhia no País.

Com mais de 20 anos de experiência em posições executivas de vendas, marketing e gestão, Coelho acumula passagens por companhias de diversos setores, como telecomunicações, financeiro e varejo.

Em sua última posição antes de assumir a direção geral do Google Brasil, atuou como presidente do iG (Internet Group do Brasil) e do IAB (Interactive Advertising Bureau).

Fábio Coelho é engenheiro civil, com MBA em marketing e planejamento estratégico, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de possuir CSS, Certificate of Special Studies in Business Administration pela Harvard University.