E-COMMERCE

Visa e Banco Neon: selfie para compras

12/05/2017 09:50

Clientes do banco Neon com cartão Visa podem autenticar compras online por meio de selfies.

Clientes do banco Neon com cartão Visa podem autenticar compras online por meio de selfies. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Visa e o Banco Neon lançaram uma nova tecnologia que permite que clientes do banco Neon portadores de cartões Visa autentiquem suas compras online por meio de selfie – além das opções de utilização da digital e da tradicional senha numérica. 

A autenticação de transações é normalmente requisitada pelos estabelecimentos comerciais aos emissores de meios de pagamentos eletrônicos que buscam se certificar de que aquele portador do cartão é realmente o seu titular. 

No mundo físico, esse recurso é a senha para o cartão com chip. No mundo online, a solução oferecida pela Visa ao Banco Neon permite que a autenticação da transação seja realizada pela própria selfie já cadastrada no aplicativo do banco.  

Durante o processo de abertura da conta, após o usuário enviar foto do RG ou da CNH, ele também cadastra uma senha numérica, sua digital e faz uma selfie para reconhecimento facial. O sistema de segurança e autenticação do banco confere se a selfie corresponde à foto do documento enviada. 

A imagem fica armazenada no banco de dados do Banco Neon de forma segura e criptografada. O estabelecimento comercial nunca recebe a foto de quem está comprando.

“Sofisticação e excelência se alinham à simplicidade. Aqui, por meio da tecnologia, buscamos sempre entregar soluções eficientes sem deixar de ser simples para o cliente. Baseado nesse princípio, em parceria com a Visa, ajudamos a criar uma forma de gerar ainda mais segurança para compras online”, comenta Pedro Conrade, CEO do Neon.

O processo de uso de selfie, assegurado pelo protocolo 3D Secure criado pela Visa, só acontece quando o estabelecimento comercial indica ser necessário pedir a comprovação da identidade do portador para completar a transação.

O Banco Neon, instituição 100% digital, é uma evolução da Contro.ly, fintech fundada por Conrade em 2014, que consistia em uma empresa de cartões pré-pagos com validação internacional.

A mudança de proposta foi feita em junho do ano passado. Sem anuidade e taxas de manutenção, de abertura de conta e de emissão do cartão gratuitas, o faturamento do Banco Neon vem das porcentagens cobradas dos lojistas durante as compras e de parcelas de tarifas como TED, pagamentos, saques e da taxa de câmbio em compras internacionais.

Na conta Neon, o cliente pode fazer pagamentos, transferências, receber dinheiro via boleto e usar o cartão de débito. Após o cadastro aprovado pelo banco, a conta é ativada a partir de um depósito de pelo menos R$ 100.

Veja também

ESPORTE
4all patrocina pré-temporada do Grêmio

Startup aposta no Grêmio para aumentar a visibilidade da empresa.

INOVAÇÃO
E-commerce da Casas Bahia aceita usados

É o primeiro site de comércio eletrônico no país a trabalhar nesse sistema. 

INOVAÇÃO
Multiplus busca startups com StartSe

A Multiplus já conta com as startups FitFly e Brused em seu portfólio.

RIO GRANDE DO SUL
Junta Digital agiliza abertura de empresas

O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro a aderir ao projeto.

EDUCAÇÃO
Visa tem chatbot com Smarters

A ferramenta atende a usuários que têm dúvidas relacionadas a finanças pessoais.