Rede de colégios tem cerca de seis mil funcionários e 45 mil alunos. Foto: divulgação.
O Grupo Educacional Bom Jesus, rede de escolas presente em cinco estados, migrou sua infraestrutura de TI com a Nutanix, especializada em computação em nuvem corporativa.
Após identificar necessidade de atualização, o grupo escolheu soluções para centralizar servidores e armazenamento, visando alinhar o ambiente dos sistemas e aprimorar a estratégia de disaster recovery.
Com o tamanho da rede de colégios, que conta com cerca de seis mil funcionários e 45 mil alunos, a dimensão estrutural e o número elevado de usuários exigia uma estrutura robusta e mais de um data center para armazenar toda a quantidade de dados.
Segundo a Nutanix, a infraestrutura de hiperconvergência diferenciada permitiu mais agilidade, maior desempenho e elasticidade, além da possibilidade de centralizar a operação na mesma camada de rede, que antes era dividida em dois data centers.
Para atender à nova demanda, foram adquiridos seis blocos Nutanix em dois data centers, 24 nós em cada, com Acropolis Hypervisor (AHV) e as aplicações Prism, Calm e File Share.
Na primeira fase da implementação, foi realizada a migração e adaptação, enquanto na segunda buscou-se atender à demanda, com a aquisição de mais três blocos. Já para a terceira fase está prevista uma expansão com mais dois blocos.
Após um ano da implementação e instalação do projeto, com a migração de todo o workload, o ganho de performance ficou na casa de 40% e a redução de custos chegou a aproximadamente 30%.
Dois storages foram desativados, aumentando espaço no data center e reduzindo o consumo de energia em cerca de 30%. Isso também gerou mudanças no sistema de refrigeração, pois o ambiente de TI passou a ter uma carga térmica muito menor.