Cisco passou HP e IBM. Foto: flickr.com/photos/woueb

Tamanho da fonte: -A+A

A Cisco atingiu 15% de participação no mercado de  infraestrutura para computação em nuvem no segundo trimestre, superando a IBM e HP, ambas com 14%.

Seguem a lista Dell (9%), EMC (7%), VMware (4%), NetApp (4%) e Oracle (3%). Uma cifra importante é o Outros, com 30%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 11, pela Synergy Research. O mercado como um todo movimentou US$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre deste ano, cifra 12% menor na comparação com o mesmo período do ano passado, mas estável em relação aos três primeiros meses de 2012.

Em produtos, a infra da nuvem é dividida entre servidores, com quase metade do mercado, equipamentos de redes com um quarto e armazenamento, com o outro quarto.

“Estamos observando os efeitos de duas tendências revolucionárias que afetam os grandes fornecedores de servidores, em particular”, afirma Jeremy Duke, fundador e analista-chefe do Grupo Synergy Research, em comunicado à imprensa.

O analista destaca que as empresas com grandes data centers, como o Google, estão construindo suas próprias plataformas de servidores por meio de ODMs (empresas que fabricam para outras companhias em regime de terceirização).

Outro fato importante é o crescimento do mercado de infraestrutura como serviço (IaaS), as pequenas e grandes organizações terceirizam mais seus data centers.