Luciano Vieira de Araújo, Juliana Pirani, Bianca Letti, e Daniel Tsuha. Foto: Divulgação.

A Microsoft definiu que o time eFitFashion vai representar o Brasil na final mundial da Imagine Cup, competição de tecnologia promovida anualmente pela empresa. A equipe venceu a etapa brasileira com o projeto “Clothes For Me”.

O time eFitFashion é formado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e apresentou um projeto que se destacou na categoria inovação. 

O software “Clothes for Me” tem o objetivo de simplificar o processo de confecção de roupas sob medida, permitindo que o usuário gere automaticamente moldes com tamanhos exatos a partir de medidas inseridas no sistema, facilitando o trabalho que antes um alfaiate ou uma pequena confecção teriam para produzir uma peça personalizada.

A equipe formada por Bianca Letti, graduanda de sistemas de informação; Daniel Tsuha, mestrando em sistemas de informação; e Juliana Pirani, mestranda em têxtil e moda, foram orientados por Luciano Vieira de Araújo, professor do curso de sistemas de informação.

“Cada etapa que concluímos nessa competição foi um reflexo de todo trabalho e dedicação de três anos ao nosso projeto. Ir para a final mundial significa que nosso trabalho tem potencial e que poderemos mostrar para o mundo o quanto a tecnologia pode contribuir com o segmento de moda”, diz Bianca.

A Imagine Cup tem o objetivo de estimular estudantes de diversos gêneros acadêmicos a criar um plano de negócios e ganhar compreensão do que é necessário para levar suas ideias ao mercado, mostrando na prática o poder da inovação. 

Segundo a Microsoft, o Brasil tem a tradição de ser um dos países com maior representatividade na Imagine Cup em número de inscritos finalistas nas etapas mundiais. 

No ano de 2014, a competição contou com mais de dois mil inscrições de estudantes brasileiros e este ano o número aumentou para mais de três mil.

A final mundial da Copa do Mundo de Tecnologia será realizada em Seattle entre os dias dias 28  e 31 de julho. Um total de 33 times participarão da disputa.

A competição é dividida em três categorias – Inovação, Cidadania Mundial e Games – e um time será eleito campeão em cada uma delas. O prêmio para cada uma das equipes vencedoras é de US$ 50 mil, em dinheiro.