O Google vai transcodificar as páginas abertas por celulares Android em redes lentas. Foto: Divulgação.

O Google vai lançar no Brasil a transcodificação automática de páginas web para facilitar o acesso de celulares Android em redes lentas. A novidade deve chegar ao país em duas semanas e está sendo testada na Indonésia. 

“O teste na Indonésia mostrou que essas novas páginas, mais leves, carregam quatro vezes mais rápido e usam 80% menos dados do que antes. O tráfego nessas páginas aumentou mais de 50%”, afirma uma publicação no blog do Google.

A nova versão será otimizada para abertura mais rápida, contendo apenas as informações mais relevantes. O processo será feito somente nas páginas abertas a partir de resultados de busca do Google dentro do navegador padrão do Android ou do Chrome. 

Segundo o Google, “as páginas otimizadas preservam a maioria do conteúdo relevante e fornecem um link para que os usuários visualizem a página original”. 

Sites com vídeos e páginas que utilizam cookies ainda não estão sendo transcodificadas. Anúncios continuam sendo exibidos, mas somente se forem servidos por redes compatíveis com o serviço de transcodificação do Google, como Sovrn, Zedo e Google AdSense.