ATM fará operações de câmbio. Foto: flickr.com/photos/epsos

Tamanho da fonte: -A+A

A Perto acaba de lançar um terminal de autoatendimento conceito capaz de fazer o câmbio de moedas diferentes.

O usuário pode inserir notas de diferentes origens e o ATM faz a leitura, detecta qual é a moeda, identifica o valor e faz a conversão conforme a cotação do dia.

O usuário confirma a operação e recebe em cédulas e moedas o valor correspondente na moeda local.

A Perto não tem previsão de lançamento do equipamento no mercado, pois ainda avalia junto aos órgãos competentes a legislação vigente para questões envolvendo a transação de câmbio no autoatendimento.

"Nossa ideia com este equipamento é confirmar o potencial da Perto em desenvolver tecnologias inovadoras", afirma o diretor comercial da empresa, Marco Aurélio Freitas

O protótipo é uma prova do escopo tecnológico da empresa gaúcha, que no momento investe  US$ 60 milhões em uma fábrica em Jaipur, na Índia, destinada justamente a produzir máquinas muito simples para o mercado indiano.

Simplicidade que não excluí um sofisticação do ponto de vista de soluções tecnológicas. Os ATMs fabricados na nova planta terão o dispensador de células baseado no motor de um para-brisas de carro e usarão a mesma bateria das motos, onipresentes nas ruas indianas.

Um painel solar garante a energia durante os constantes cortes de abastecimento e  a tela é igual a de um aparelho de cartões de crédito, com controle é biométrico.