Gabriel Oliveira, analista de infraestrutura, e Marcos Fernandes, gerente de TI da Elster. Foto: Divulgação.

A Elster Medição de Energia contratou a Gruppen para implantar  uma solução de hiperconvergência. O projeto contou com servidores Dell e software VMware Virtual SAN.

Além disso, a iniciativa também está atendendo ao banco de dados Oracle, que acessa o ambiente através da rede SAN.

Iniciada em 2016, a primeira fase do projeto envolveu a aquisição de um servidor para o atual cluster VMware vSphere, já com os discos internos (mecânicos e SSD) e serial futuramente utilizados no cenário com hiperconvergência.

Na segunda fase, concretizada em junho de 2017, foi realizada a instalação de dois novos servidores, além da entrega de toda a solução VMware Virtual SAN.

“O que mais nos chamou a atenção no projeto foi a possibilidade de implantá-lo em etapas, viabilizando o desencaixe financeiro gradual, muito importante em momentos de contenção orçamentária”, aponta Marcos Fernandes, gerente de TI da Elster no Brasil.

Um diferencial do projeto foi a conexão do banco de dados Oracle, que é executado em um servidor físico, ao ambiente de armazenamento do VMware vSAN. 

Desta forma, os benefícios da hiperconvergência são disponibilizados também para o banco de dados corporativo.

“De forma geral, observamos um ganho de desempenho excelente, algo que só conseguiríamos com um storage all-flash e investimento brutalmente superior. Temos alguns relatórios do nosso sistema que agora rodam em 75% menos tempo do que antes”, relata Gabriel Oliveira, analista de infraestrutura da Elster.

Com mais de 170 anos de mercado, o Grupo Elster fornece soluções em precisão e medição integrada nos segmentos de água, eletricidade e gás. O grupo atua na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia através de suas unidades de operação espalhadas em 38 países e com seus mais de 7,5 mil colaboradores.

A Elster vende seus produtos e soluções para distribuidores e clientes industriais por meio de organizações de gás, eletricidade, água e multi-utilitárias para uso em residências, comércios e em indústrias.

Fundada em 2005, a Gruppen atua com tecnologias da Dell, Microsoft, Citrix e VMware e tem filiais em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Joinville, Curitiba e São Paulo.