Fundada em 1987, a Multilaser alcançou um faturamento superior a R$ 2 bilhões no ano passado. Foto: Divulgação.

A Multilaser, empresa do segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática, contratou a Mandic Cloud Solutions para apoiar sua estratégia de implantação de metodologias ágeis,

Com o trabalho conjunto, a empresa avançou no entendimento da cultura DevOps, utilizando também ferramentas e práticas da metodologia ágil. 

O projeto envolveu a adoção das soluções SonarQube (plataforma de código aberto para inspeção da qualidade do código) e Jenkins (servidor de automação de código aberto).

A iniciativa com a Mandic buscou inicialmente aproximar a equipe de desenvolvimento de software da Multilaser e o time de operações.

“Buscamos uma empresa como a Mandic porque internamente não tínhamos conhecimento sobre as melhores ferramentas para colaborar com uma mudança na metodologia. A equipe da Mandic já testou e chegou ao melhor formato, com as plataformas recomendadas”, detalha Mauro Bentes, CIO da Multilaser.

O projeto, iniciado no segundo semestre de 2018, levou quatro meses para ser entregue, embora o processo de melhorias seja contínuo.

A parceria começou com o estudo do ambiente e do modelo de trabalho da Multilaser para determinar ações para mudança a curto prazo. Com a decisão de aproximar as áreas técnicas, o objetivo foi contar com uma gestão mais ágil e integrada

No total, foi necessário o envolvimento de 14 profissionais durante a primeira fase do projeto, sendo seis da Multilaser e o restante da Mandic Cloud. 

 "A partir de uma análise do ambiente do cliente, nós propomos ações que reduziram o retrabalho operacional e possibilitaram aos profissionais entregas de projetos com mais qualidade e em menor tempo de desenvolvimento", explica Bruno Almeida, diretor de engenharia da Mandic Cloud Solutions.

A implementação do projeto permitiu maior controle de desenvolvimento para a equipe, além de oferecer acesso de todos a um painel que identifica qualquer problema e prevê incidentes futuros.

"Nossa intenção é avançar nos níveis de maturidade tecnológica para que seja possível ganharmos escalabilidade com procedimentos e tecnologias alinhados aos objetivos do negócio. Para isso, continuaremos fomentando a cultura de colaboração entre as pessoas investindo em processos inteligentes, automatizados e bem estruturados", afirma Bentes.

A Multilaser prevê implantar, nos próximos três meses, 100% de automação para web e mobile com automação dos sistemas de garantia e mobile. 

Fundada em 1987, a Multilaser alcançou um faturamento superior a R$ 2 bilhões no ano passado.

A empresa possui mais de 30 mil clientes e tem sede em São Paulo, além de complexos industriais em Extrema, no estado de Minas Gerais, e outro em Manaus, no Amazonas.