O DEX é um espaço interativo voltado para as indústrias de manufatura e processos. Foto: Divulgação.

A Siemens acaba de inaugurar um Centro de Experiência Digital em sua sede em São Paulo. Com aporte de R$ 1 milhão, esse é o primeiro espaço da empresa com esse foco  América Latina. 

O DEX (Digital Experience Center) é um espaço interativo projetado para mostrar como as indústrias de manufatura e processos podem aplicar a tendência de digitalização. 

A Siemens conta com outros centros digitais na América do Norte, Ásia e Europa.

No DEX, empresas de todos os tamanhos podem explorar soluções para aumentar a produtividade, otimizar desempenho e até interagir com outras linhas do negócio. 

Além de empresas parceiras e clientes, o Centro de Experiência Digital estará aberto a escolas e entidades de preparação profissional.

“O DEX servirá para que cada cliente traga seu desafio de produtividade, seja micro ou macro, e por aqui iremos investigar até a raiz para resolver. A digitalização é um processo que será cada vez mais comum daqui para a frente“, comenta José Moreira, head de digital enterprise da Siemens no Brasil.

Entre as demonstrações, os visitantes podem acompanhar simulações feitas por meio de Gêmeos Digitais, que projeta uma linha de produção virtualmente para as empresas planejarem o funcionamento de suas fábricas e analisarem gargalos e possíveis soluções. 

Também há demonstração de outras tecnologias, como modelagem 3D, realidade aumentada e integração com aplicativos industriais por meio da plataforma MindSphere, sistema operacional aberto em nuvem da Siemens.