INTERFACES

Queiroz Galvão faz gestão de APIs com WSO2

12/07/2021 15:31

Projeto foi entregue pela Quality, que já fazia terceirização de suporte na empresa.

Queiroz Galvão é uma das grandes construtoras do país. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Queiroz Galvão, um dos maiores grupos empresariais do país, implementou a plataforma de gerenciamento de APIs e microsserviços da WSO2, em um projeto com consultoria da Quality.

As chamadas interfaces de programação de aplicações, ou APIs, são softwares pelos quais os sistemas de uma empresa podem conversar com outros fora dela de maneira segura. 

É um tema bastante técnico, mas que tem consequências práticas, na medida em que grandes organizações abrem acesso ao seus sistemas visando alavancar sua presença digital com aplicativos, por exemplo.

No caso da Queiroz Galvão, o projeto representa uma ampliação dos serviços prestados pela Quality, que desde 2017 já fazia a terceirização no atendimento dos chamados de TI, para 1,4 mil funcionários da empresa.

O time de TI da Queiroz Galvão tem 27 colaboradores, que tiveram uma liberação de 70% no tempo a partir da terceirização de suporte.

“Contar com uma equipe totalmente direcionada para o negócio e com uma plataforma de integração, aumenta significativamente a experiência do cliente”,afirma Marcello Borges, CIO do Grupo Queiroz Galvão.

A WSO2 é uma multinacional americana que abriu uma operação no Brasil em 2014, com um escritório em São Paulo e tem entre seus clientes no Brasil nomes como MV Sistemas, Honda e Fiesc.

Com matriz no Rio de Janeiro e filiais em São Paulo e Curitiba, a Quality conta com cerca de 1,5 mil colaboradores e atende mais de 700 empresas com serviços que incluem outsourcing de TI, RPA, desenvolvimento de software, entre outros.

Com 67 anos de atuação, o Grupo Queiroz Galvão tem mais de 50 companhias com 30 mil funcionários nas áreas de construção, empreendimentos imobiliários, geração e comercialização de energia, exploração, produção e prestação de serviços no setor de óleo e gás, estaleiros, engenharia ambiental, além de infraestrutura, alimentos e siderurgia.

Veja também

LEVOU
Tivit compra Lambda3

Empresa tem 120 funcionários e foco em desenvolvimento ágil de software.

INTERFACES
Via faz gestão de APIs com Engineering

Gigante do varejo quer ser mais ágil para integrações com startups.

APIs
Sicredi faz open banking com Sensedia

Cooperativa de crédito está adiantada em relação ao cronograma do Banco Central.

CAPITAL
Sensedia levanta R$ 120 milhões

Aporte na empresa de gestão de APIs veio do fundo Riverwood.

APOSTA
Tivit compra paranaense DevApi

Startup de iPaaS e gestão de APIs tem 10 funcionários e foi fundada no ano passado.

JOGOS
Red Team x Blue Team

Um departamento de segurança com uns no ataque, outros na defesa. Quem ganha é a economia digital.