Eduardo Borba, presidente da Sonda IT. Foto: Divulgação.

Para entrar na tendência da transformação digital, a Sonda IT aposta no lançamento de uma solução de comunicação omni-channel em nuvem, destinada principalmente a contact centers e serviços de atendimento ao consumidor.

A Sonda Converge é uma plataforma agnóstica de gestão unificada dos processos com recursos desenvolvidos com o objetivo de aprimorar as experiências dos clientes através de múltiplos canais, incluindo voz, web, email, redes sociais, SMS, chat e fax. 

A oferta tem a integração de diferentes ferramentas e é disponibilizada na nuvem.

O modelo de software como serviço permite que a companhia acesse a solução sem os custos inerentes a uma implementação dentro de casa, pois todas as aplicações ficam hospedadas no data center privado da Sonda IT.

“Nesta modalidade, além da redução no custo, as empresas melhoram sua produtividade, ganham flexibilidade para ampliar ou reduzir o uso das soluções de contact center e ainda têm garantido a simplificação no acesso a novas tecnologias de comunicação”, explica Fernando Santos, gerente de produtos de colaboração da Sonda.

Com essa abordagem, a Sonda reforça um de seus focos para 2016, que é fomentar a transformação digital em diversos nichos da economia a partir da melhoria na experiência do cliente frente aos novos desafios de negócios.

A aposta da Sonda não é uma novidade no mercado brasileiro. 

A Genesys é um dos players do segmento, com mais de 4,7 mil clientes em 120 países, a companhia alcança 25 bilhões de interações por ano na nuvem e nas instalações da empresa. A Genesys tem cerca de 10 parceiros no Brasil e presença local desde 2012.

Em 2014, a Aspect Software, fornecedora americana de soluções integradas de gerenciamento da interação com o cliente, otimização da força de trabalho e back-office, lançou a versão em nuvem do Aspect Proactive Engagement Suite, que inclui a abordagem omni-channel.

A Presence, de Portugal, oferece a Presence Hosted Contact Center, suíte de soluções para contact center no modelo de software como serviço. A empresa está no Brasil desde 2013.

Em abril, a americana Interactive Intelligence passou a disponibilizar um novo serviço em nuvem no Brasil. O PureCloud Engage oferece aos contact centers recursos como roteamento omnichannel, resposta interativa de voz habilitada para fala, gravação de chamadas, gestão da qualidade e elaboração de relatórios, discagem preditiva e de saída e integrações de CRM e script gráfico, entre outros.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.

Segundo os últimos dados de resultados divulgados pela Sonda IT, a empresa teve em 2013 um faturamento de US$ 1,2 bilhão. Em 2014, a empresa revelou ter fechado de R$ 250 milhões em novos contratos no Brasil.