4G disponível para os consumidores, lá na Inglaterra. Foto: flickr.com/photos/valessiobrito.

Tamanho da fonte: -A+A

É a vez da Inglaterra. A operadora Everything Everywhere anunciou nesta terça o cronograma de início do serviço de LTE - mais conhecido como 4G - para os clientes britânicos, começando em 16 cidades até o final de 2012.

A fase piloto já está ativa em Birmingham, Bristol, Cardiff e Londres.

Até dezembro, o plano é expandir para outras cidades do Reino Unido, como Belfast, Derby, Edinburgo, Glasgow, Hull, Leeds, Liverpool, Manchester, Newcastle, Nottingham, Sheffield and Southampton.

No anúncio de lançamento, a Everything Everywhere apresentou a sua nova imagem como marca, resultado da integração das operadoras Orange e T-Mobile.

Para acompaanhar o kickoff da 4G - sistema de internet móvel com velocidades até cem vezes mais veloz que a 3G - a operadora anunciou parcerias de aparelhos com a HTC, Nokia - lançando o novo Lumia 920 com Windows 8, e a Samsung.

A Samsung vai também participar na implantação de redes da tecnologia 4G em operadoras filiadas à EE.

A companhia coreana vai instalar estações de base LTE, "incluindo todos os sistemas associados e serviços de suporte de rede" para a operadora 3 UK.

Segundo o The Independent, a EE não divulgou informações sobre preços e planos, mas anunciou a abertura de 700 postos da marca em todo o Reino Unido para as próximas semanas.

49 REDES

Segundo a 4G Americas, 49 países já contam com serviços comerciais com a tecnologia LTE, com 100 operadoras oferecendo o serviço. Conforme aponta a entidade, 67 delas foram lançadas nos últimos 12 meses.

“As implementações de LTE estão crescendo em todo o mundo”, afirma Chris Pearson, Presidente da 4G Americas. "O número de lançamentos de rede LTE cresceu mais do que o dobro desde as duas primeiras implementações no ano de 2009. Além disso, existem outras 340 operadoras comprometidas com a tecnologia", completa.

A estimativa da 4G Americas é que que mais 133 redes comerciais LTE sejam implantadas até o fim do ano.

BRASIL SIL SIL

No Brasil, o plano das redes 4G ainda está em fase de adequações.

Em junho, a Anatel realizou o leilão das primeiras licenças de 4G, com Vivo e Claro levando as outorgas com largura de banda de até 20Mhz. A TIM e Oi levaram as outras duas licenças, de 10 Mhz cada.

No Brasil, a Claro já disponibiliza redes 4G, em regime de testes, nas cidades de Búzios, em São Paulo, Campos do Jordão e Paraty, no Rio de Janeiro, além da região da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.