Indústria 4.0 é o futuro da manufatura. Foto: Divulgação/Totvs.

A Totvs fechou um acordo com a Unisociesc para oferecer uma pós-graduação em Manufatura Avançada no campus de Curitiba da universidade catarinense.

O tema, amplamente conhecido como Indústria 4.0, envolve as melhores práticas para utilização de mais inteligência nas fábricas, com a integração entre equipamentos, otimização logística e a customização em menor escala sem acréscimos nos custos de produção.

“Nossos especialistas e gerentes ministrarão alguns dos módulos, focando em inovação e tecnologias que possibilitam que a indústria 4.0 seja uma realidade”, afirma o diretor executivo da Totvs Curitiba, Márcio Viana. 

Uma das novidades é o desenvolvimento de um laboratório de Indústria 4.0, disponível na universidade e que possibilitará a reprodução das etapas produtivas de forma virtual, simulando cenários para redução de custos e tempo de criação. 

Ainda fazem parte dos conteúdos que serão abordados a importância do big data e analytics, robôs autônomos, internet das coisas e computação na nuvem.

A rede UniSociesc tem atuação no ensino fundamental e médio, técnico, fundamental e médio bilíngue, técnico, graduação, extensão e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. 

A instituição possui unidades em Joinville, Blumenau, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Florianópolis, em Santa Catarina; e Curitiba, no Paraná, totalizando 25 mil alunos.