O Grupo Destro está presente em oito estados e em três países. Foto: Divulgação.

O Grupo Destro, um conglomerado de nove empresas, automatizou sua área de recursos humanos com a adoção da solução Benner Gestão de RH. O projeto foi iniciado em agosto de 2014 e dividido em duas etapas. A primeira delas foi finalizada em março deste ano. A ASCORP, parceira da Benner, foi responsável pela implantação.

O sistema está sendo utilizado em todo processo de movimentações de colaboradores; apuração de encargos; cálculo da folha de pagamento; obrigações mensais e anuais; benefícios; políticas salariais; treinamento e recrutamento e seleção. 

Classificado atualmente como um prestador avançado de serviços de estocagem, distribuição, logística e inteligência comercial, o Grupo Destro está presente em oito estados e em três países, atuando diretamente em dois mil municípios e atendendo cerca 60 milhões de consumidores, com 3 mil funcionários.

O conglomerado é composto pelas empresas Destro MacroAtacado, Armazém da Maria, JD Home Center, JD Konstruir, JD Casa, Transcataratas Transportes Rodoviários, Idea Operações Logísticas, TV Araçá e JD Agricultura.

Leandro Rodrigues, gerente Corporativo de Recursos Humanos do Grupo Destro, explica que há dois anos, quando assumiu a posição, o sistema de gestão utilizado não atendia as necessidades, especialmente em relaçãO ao fechamento da folha de pagamento. 

Além disso, 60% dos processos contábeis e 40% dos cálculos administráveis eram realizados de forma manual. 

“Graças à solução da Benner, hoje podemos dizer que temos um sistema de gestão 100% standard, com processos automáticos e corretos, que garantem que os cálculos e apurações de encargos, por exemplo, sejam livres de erros e não precisem ser recalculados ou conferidos manualmente”, ressalta Rodrigues. 

Outro benefício conquistado pelo RH do Grupo Destro com a implementação feita pela Benner foi a possibilidade de gerir suas regras de negócio e individualizar as parametrizações, sejam elas demandadas pelos sindicatos, modificações nos benefícios ou por demandas contábeis.

Estar em conformidade com o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), do Governo Federal, foi um dos diferenciais no momento da definição da solução que seria adotada em substituição ao antigo sistema.

A primeira etapa do projeto foi finalizada em dois meses, com a realização do processo de migração de dados. Atualmente está sendo executada a segunda fase, que contempla a implantação dos módulos cargos e salários; treinamentos e desempenho; SESMET; e jurídico trabalhista.

A Benner forece soluções de gestão empresarial nas verticais de saúde suplementar e hospitalar, logística, governança jurídica e contratos, gestão de viagens corporativas, governo, além de ERP, RH, BI, e ofertas nos modelos BPO, cloud computing, EaaS e SaaS.  A companhia conta com 1 mil colaboradores.