AWS pode fidelizar mais clientes com descontos para quem fecha acordos de um ou três anos. Foto: Divulgação.

A AWS tem um novo plano de cobrança batizado de Savings. O modelo oferece descontos para empresas que assumem o compromisso de usar uma quantidade específica de recursos computacionais da Amazon (medida em dólares por hora) por um período de um ou três anos.

Com essa estratégia, a empresa espera aumentar a fidelização dos clientes já existentes pela necessidade de montar um plano de longo prazo. Para novos clientes, a novidade pode ser uma opção mais acessível.

O objetivo da empresa é tirar a complexidade do modelo de Instâncias Reservadas (RI), que fornece um mecanismo para empresas que esperam usar um certo nível de recursos de infraestrutura e obter alguma certeza de custo. 

A Amazon cobra dos clientes de duas maneiras. Uma é o preço sob demanda, que é cobrado pelo uso sem um planejamento anterior. O valor é mais alto pois é solicitado e atendido em tempo real.

No entanto, a maior parte das organizações sabe que precisará de um certo nível de recursos por um período de tempo e, nesses casos, é possível economizar comprando antecipadamente. Isso garante segurança de custo para a organização.

Embora as instâncias reservadas ainda não estejam desaparecendo, parece que a Amazon está tentando direcionar os clientes para o novo plano Savings. 

O novo plano tem dois modelos: Compute Savings Plans, que proporcionam economia de até 66% - semelhante aos RIs. No entanto, as economias são amplamente aplicáveis ​​nos produtos da AWS, e é possível mover cargas de trabalho entre regiões mantendo a mesma taxa de desconto.

A outra opção é plano de economia de instância do EC2. Com este, também semelhante à instância reservada, é possível economizar até 72% em relação ao preço sob demanda, mas de forma limitada a uma única região. 

No entanto, o plano oferece uma certa flexibilidade, permitindo selecionar diferentes tamanhos do mesmo tipo de instância ou até mudar sistemas operacionais do Windows para o Linux sem afetar o desconto na região escolhida.