Foto: divulgação.
Desafio
A rede de Farmácias Pague Menos, a única do varejo farmacêutico presente em todos os estados e Distrito Federal, em 2013, diante um cenário de crescimento e expansão dos negócios, procurou a Network Secure com o objetivo de substituir a solução de proteção de Endpoints. “Este projeto deu início a uma parceria de sucesso que segue firme a cada dia, elevando para outro patamar a qualidade nos serviços de segurança, inovação em tecnologia e comunicação na rede Pague Menos”, frisa Afro Vasconcelos, Diretor de Tecnologia da Pague Menos.
Até 2016, o MPLS (Multiprotocol Label Switching) era a tecnologia utilizada pela Pague Menos para realizar a comunicação da rede de lojas. Algumas questões eram fonte de insatisfação da rede frente ao uso do MPLS, tais como o alto custo de investimento, que por vezes se apresentava significativo para as conexões globais de longa distância, as limitações do sistema, a comunicação instável e a lentidão na entrega de relatórios que as lojas enviavam à matriz ou vice-versa.
Solução
Visando aperfeiçoar a segurança e modernizar o tráfego na rede interna, além de reduzir custos com telecomunicação, em 2017 a Network Secure ampliou a parceria com a Pague Menos, atuando na implantação de 1.200 equipamentos de firewall de última geração (NGFW) em conjunto com a equipe de TI da Pague Menos, e com o apoio da Fortinet (fabricante do equipamento), fizeram a migração da tecnologia de gerenciamento de comunicação de link MPLS para uma tecnologia de ponta e mais acessível, a SD-WAN. Esta medida foi possível porque SD-WANs também são agnósticas em termos de transporte e operadora, ou seja, o MPLS pode ser substituído por conexões mais econômicas (por exemplo, Internet), permitindo funções que economizam tempo e diminuem custos, como a seleção do caminho mais inteligente.
Levando em conta que a procura por sistemas de rede que integrem segurança, agilidade e orquestração é praticamente uma regra no meio corporativo e que é intangível o valor de se ter um negócio gerido com segurança digital de ponta por quem tem habilidade e conhecimento técnico para tal, a Network Secure entendeu que a da SD-WAN seria a solução ideal para a Pague Menos.
Ainda em 2017, a Network Secure foi responsável por essa implantação da tecnologia, oferecendo este serviço à Pague Menos e entendendo que essas mudanças seriam fundamentais para a empresa ter disponibilidade global, maior visibilidade, escalabilidade, controle e desempenho.
Sobre as demais soluções de segurança, em 2018, a Pague Menos contratou 5 mil licenças Kaspersky da Network Secure. E, em 2020, este número mais do que dobrou e chegou a atingir um total de 11 mil licenças de proteção para Endpoints, novamente com o Fabricante Kaspersky, incluindo recursos avançados como criptografia, gerenciamento de sistemas, etc.