Com a ferramenta, a instituição acompanha o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Foto: flickr.com/photos/ubclibrary.

A Anhanguera Educacional implantou a plataforma de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento e desempenho acadêmicos dos seus alunos. 

Com a solução, é possível acessar e analisar as informações relacionadas aos estudantes nos processos de captação, recrutamento, admissão, matrícula e conclusão da graduação. 

A partir da padronização e democratização dos dados dentro da instituição, os coordenadores dos cursos conseguem observar as individualidades de cada um e suas dificuldades de aprendizagem.

A ferramenta pode ser acessada por diretores e gestores da organização, também, via dispositivos móveis Android ou iOS. 

O Data Warehouse corporativo une informações dos sistemas da universidade e consolida os dados em um banco de aproximadamente 5 terabytes e um histórico de quatro anos. 

“Com a facilidade de extrair e integrar dados de múltiplas fontes, as equipes puderam sair do nível operacional e reduzir o tempo despendido com o ‘garimpo’ de dados”, explica Maurício Nakamae Kikuchi, Diretor de TI Sistemas da Anhanguera Educacional.

Fundada em 1994, na cidade de Leme, em São Paulo, a Anhanguera Educacional conta atualmente com 420 mil alunos em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, oferecidos nos 70 campi e 500 unidades de educação a distância.

Os softwares de business intelligence (BI) devem ter sua comercialização ampliada em 7% se comparada a 2012, chegando a casa dos US$ 13,8 bilhões, de acordo com projeção do Gartner.

Para 2016, a estimativa é de que o mercado mundial movimente US$ 17,1 bilhões.