Brasileiros estão sendo cada dia mais barrados na entrada do baile europeu.
Diferentes países da União Europeia impediram a entrada de 2.225 brasileiros no continente nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 45% frente ao mesmo período do ano passado.
Os dados são da Agência de Fronteiras da UE, conhecida como Frontex. A alta é considerada a maior registrada este ano entre todos os países e coloca o Brasil no top 10 dos mais barrados ocupando a nona posição, informa o Estadão.
Como a UE não exige visto prévio, as autoridades de cada país podem negar a entrada para brasileiros na chegada, caso considerem que existe evidências de que a intenção é permanecer ilegalmente no país para além dos três meses do visto de turista.
O percentual de brasileiros no total ainda é pequeno, ficando perto de 2%. Ao todo, nos seis primeiros meses do ano, os europeus impediram a entrada de 93 mil estrangeiros, a maioria cidadãos de Ucrânia, Albânia e Rússia.
Mesmo assim, o número de brasileiros barrados está em alta, em um ciclo que parece espelhar a situação econômica do país e a consequente vontade de tentar uma vida fora.
A partir de 2008, o total de brasileiros barrados na Europa caiu, passando de 11,1 mil, em 2008, para 4,7 mil, em 2011, e 3 mil, em 2012. Dois anos depois, a quantidade de brasileiros impedidos de entrar na UE foi de apenas 2,2 mil.