Ernesto Trunkl. Foto: divulgação.

A Agora Telecom, distribuidora nacional de soluções integradas de comunicação, anunciou esta semana a expansão de portfólio ao firmar uma parceria comercial com a Brocade, fabricante internacional de soluções para redes definidas via software (SDN).

Com o acordo, a Agora atuará como integradora da marca internacional, realizando a implementação, treinamento, suporte 24x7 e gerenciamento remoto.

Conforme destaca a empresa em nota, serão investidos cerca de R$ 250 mil em 2015 para capacitar o time de colaboradores em treinamentos e certificações, assim como eventos nas regiões do Brasil para difundir o conceito de virtualização de redes via SDN.

"O foco é ofertar as soluções da Brocade a grandes empresas de segmentos como o financeiro, de metalurgia e siderurgia. E a expectativa é que até o final de 2015 a integradora venha a deter cerca de 15% dos negócios da área corporativa", afirmou a Agora no comunicado.

Para o diretor de soluções em redes IP da Agora, Ernesto Trunkl, a adição dos produtos da Brocade é um passo importante para o portfólio de produtos cloud da distribuidora. O plano é que os produtos da marca já corresponda em 2015 a 10% do faturamento da área de redes IP.

"Num futuro próximo, tudo acontecerá na nuvem. É uma questão de aumento de estabilidade das soluções e confiabilidade nos fornecedores para que as grandes empresas que necessitam de agilidade no processamento de transações e confidencialidade de dados virtualizem suas redes e adotem a gestão integralmente via software, como um serviço”, explica o executivo.

Para Trunkl, a escolha das soluções da Brocade se deve ao fato da marca ser referência em data centers, com soluções para Storage Area Network (SAN, ou Rede de Área de Armazenamento), que inclui produtos para ambientes virtualizados.

"É o parceiro ideal para o objetivo e se posicionar como a primeira opção das grandes corporações que desejam se preparar para o futuro e buscam informações e soluções de SDN”, afirma o diretor.