Fernando Batistella, Head de Inovação da SISPRO.

Na tarde da última quarta-feira, dia 08 de janeiro, aconteceu um meetup pioneiro sobre a ISO 56.002, promovido pela SISPRO. Estiveram presentes a entidade de classe SoftSul,  clientes  SISPRO, parceiros, mestres universitários e  executivos. Para falar sobre o tema, a SISPRO convidou a consultoria PALAS, empresa com sede em São Paulo especializada na implementação da nova ISO e que desmistificou alguns pontos da certificação trazendo uma visão global da aplicabilidade dessa tendência. 

Mas afinal, o que é e qual a importância dessa ISO?

Vivemos em um mundo dinâmico, tudo muda rapidamente e a tecnologia avança exponencialmente. Adaptar-se a essas constantes mudanças é um grande desafio.

Hoje 50% das empresas da Europa e USA estão prontas para a indústria 4.0. Na China e Índia esse número cai para 25%, e no Brasil, são apenas 2% de empresas que estão aptas para migrar para a indústria 4.0. 

Infelizmente no Brasil, a perspectiva sobre inovação não é muito favorável. O nosso país ocupa a 69° posição no índice global de inovação. Então, existe um grande caminho a ser percorrido, pelas organizações, e a ISO 56.002 vai facilitar essa jornada e torna-las mais competitivas.

A certificação ISO 56.002 visa assegurar que a inovação dentro das organizações ocorra de forma estratégica, constante, colaborativa e fluída. Ela veio para padronizar conceitos, processos e ferramentas, ajudando empresas a se adequarem, sobretudo, às novas tendências tecnológicas e comportamentais do mercado, como a revolução industrial 4.0. 

Publicada recentemente, em julho de 2019, a norma é a compilação de mais de 10 anos de estudos da ISO, onde 163 países contribuíram com as melhores práticas em inovação.

A realização do Meetup ficou sob a responsabilidade do núcleo de inovação da SISPRO, o SIS.HUB, que está realizando estudos sobre essa tendência, e trará soluções para ajudar empresas a se tornarem mais inovadoras. Para tratar sobre o assunto convidou para falar os sócios da empresa PALAS – Gestão e Inovação, Marília Cardoso e Alexandre Pierro, especialistas em inovação e pioneiros na certificação da ISO 56.002. A empresa PALAS chegou ao mercado no ano de 2017 para difundir a importância de desenvolver um sistema de inovação através de estratégias e de processos para gerarem resultados. 

meetup2

Fernando Batistella, Head de Inovação da SISPRO e um dos idealizadores da plataforma de gestão de ideias ideabox, fala sobre a importância de um encontro como esse: “A primeira vez que tive contato com a ISO, naturalmente pensei que uma norma poderia “engessar” e burocratizar a inovação nas empresas. Porém, depois de me aprofundar e realizar algumas pesquisas, percebi que ela vem para criar um caminho, um sistema que se retroalimenta e, principalmente, responder à pergunta mais feita pelos empresários ao redor do mundo: Por onde começar? ”

A SISPRO agradece a todos que puderam participar do evento que é tão importante para o ecossistema da Inovação no mundo. 

O ano de 2020 está só começando e muitas surpresas estão por vir. 

E você, já pensou em como sua empresa está se preparando para o futuro? 

Ouse. Seja hoje o seu negócio de amanhã. 

Evoluir é simples. Evoluir é SISPRO.