A companhia tem matriz em Farroupilha, Rio Grande do Sul. Foto: divulgação.
A Soprano, maior fabricante de fechaduras da América Latina, investiu R$ 4 milhões em projetos que incluem a instalação do sistema de storage da Pure Storage, de servidores e equipamentos de rede da Dell e de backup da Veeam.
Segundo a companhia, a idealização e o planejamento foram iniciados em setembro de 2019 e o início das obras de infraestrutura e instalação dos equipamentos começou em abril de 2020.
No caso dos investimentos em infraestrutura, a empresa tinha o objetivo de aumentar a disponibilidade e performance do parque computacional, com um sistema mais estável, rápido e seguro.
As demandas da Soprano foram suportadas pelo novo data center, que inclui duas salas distintas que trabalham em modo ativo, garantindo que, mesmo com a ocorrência de um problema grave, como a perda total de uma das salas, os sistemas continuem íntegros e funcionais.
O local conta com o sistema computacional redundante, sistema elétrico com redundância de entrada de energia e grupos geradores para suporte à operação.
Além disso, possui monitoramento por CFTV, monitoramento completo do ambiente dos data centers, sistemas automatizados, replicação de dados, backup de dados em três níveis, controle de acessos e sistema de supressão de incêndio por gás inerte.
De acordo com a companhia, as mudanças permitem a execução de novos serviços com mais performance, o que garante mais disponibilidade e acesso às informações que os colaboradores necessitam para responder aos fornecedores.
“Com os investimentos realizados, conseguimos atender aos novos modelos de compra e negócios on-line, que dispararam. Essa situação com o sistema antigo deixaria o ambiente lento e seria difícil atender às demandas”, exemplifica Charles Camello, especialista em infraestrutura da Soprano.