O Havyn responderá aos comandos verbais em linguagem natural de analistas de segurança. Foto: Divulgação.
Após um período de testes em sua versão beta, a IBM anunciou hoje a disponibilidade do Watson para Cybersecurity, tecnologia de inteligência aumentada projetada para levar capacidades cognitivas aos centros de operações de segurança (SOCs).
A IBM também anunciou o desenvolvimento um novo projeto de pesquisa chamado Havyn. O trabalho é focado em um assistente de voz que aproveita a tecnologia de conversação do Watson para responder aos comandos verbais em linguagem natural de analistas de segurança.
O sistema pode interagir com analistas em tópicos como atualizações de ameaças em tempo real e informações sobre a postura de segurança de uma organização.
O projeto Havyn usa APIs do Watson, recursos do BlueMix e IBM Cloud para fornecer resposta em tempo real a solicitações e comandos verbais, acessando dados de inteligência de segurança de código aberto, incluindo o IBM X-Force Exchange, bem como dados históricos específicos do cliente e suas ferramentas de segurança.
O Havyn pode fornecer aos analistas de segurança, por exemplo, atualizações sobre novas ameaças e as etapas de remediação recomendadas.
Enquanto os analistas terão que aprender como trabalhar melhor com o Havyn, o assistente de voz poderá aprender com suas interações também.
O Wired relata que em demonstrações existentes, a ferramenta lida principalmente com informações de alto nível e visões gerais de novas ameaças cibernéticas. Após ampliar seu conhecimento, o sistema poderá não apenas responder, mas antecipar.