André Mello, diretor geral da RTM. Foto: Divulgação.

A RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado), provedora de serviços para integração do mercado financeiro, acaba de lançar o Desafio RTM com apoio do FintechLab.

O objetivo do programa é selecionar startups que tenham soluções aplicáveis ou adaptáveis para o mercado financeiro, que possam ser disponibilizadas em sua rede ou cloud privada.

A iniciativa é voltada para startups de verticais como financeira, de telecomunicações, de tecnologia da informação e de conectividade.

O programa busca empresas em estágio de teste comercial, operacional, crescimento (base de cliente/volume) ou expansão (novos produtos/mercados).

Desde o processo de seleção, os empreendedores são incentivados a relacionar seu negócio com o mercado financeiro. Ao passar de fase, eles terão mais contato com os executivos da RTM para discutir se suas propostas fazem sentido. 

Antes da final, o empreendedor passa a se relacionar com todos os departamentos, colocando a solução à prova para descobrir se atende aos requisitos de negócio.

Na primeira etapa, a RTM selecionará as startups por meio de avaliação de um questionário. 

As empresas serão avaliadas por um grupo de executivos nos seguintes quesitos: qualificação da equipe, potencial de geração de valor, capacidade de entrega, grau de inovação e viabilidade técnica para ganho de escala. 

Na sequência, as mais qualificadas terão a oportunidade de se apresentar com pitches e entrevistas. 

Ao final, até dez startups seguirão para a fase de concepção do projeto, recebendo apoio de mentores da RTM no desenvolvimento da solução. 

As startups que tiverem uma experimentação bem-sucedida terão a oportunidade de ter a RTM como parceira ou investidora estratégica.

“A experiência faz com que o empreendedor saia do programa com uma visão de mercado madura e aprimorada. Por outro lado, aprendemos muito também nesse meio. Fico pessoalmente empolgado em estar em um ambiente com startups, é algo inovador, criativo e contagiante”, destaca o diretor geral da RTM, André Mello. 

As empresas poderão se inscrever no site do programa até o dia 13 de março. O resultado será divulgado no início de maio.

O Desafio é mais uma iniciativa do Conecta RTM, programa de inovação aberta que tem por objetivo integrar o ecossistema tecnológico para promover a inovação nos negócios, antecipar tendências e mudanças no mercado, identificar oportunidades de novos produtos e serviços, gerando valor agregado para os clientes.