Vídeo conta história de incêndio em escola de samba. Foto: divulgação.

O WhatsApp lançou a primeira campanha de marca de sua história, começando pelo Brasil com uma propaganda sobre o Carnaval.

Baseado em histórias reais, o primeiro filme da campanha estreou nesta quinta-feira, 13, no Facebook, Instagram, TV aberta e canais pagos.

O vídeo conta a história de uma comunidade que se une pelo WhatsApp para ajudar uma escola de samba que perde todas as alegorias em um incêndio às vésperas do desfile. 

Por meio do aplicativo, membros de uma escola rival se organizam para arrecadar doações e ajudar na reconstrução do barracão. 

Com o slogan “Fica só entre vocês”, a proposta é destacar a comunicação privada e segura como ponto forte da plataforma.

Assinado pela agência AlmapBBDO, o filme se baseia em histórias similares ocorridas ao longo dos anos, incluindo a da Independente Tricolor, escola de samba de São Paulo que passou por uma situação parecida em 2019.

Apesar do vídeo original ter um minuto, algumas versões menores serão adaptadas para canais digitais. A campanha também será exibida em salas de cinema do país.

“O Brasil é um dos principais mercados para a companhia em todo o mundo, por isso decidimos lançar a campanha aqui e homenagear solidariedade dos brasileiros inspirada em uma das tradições mais queridas do país”, afirma Taciana Lopes, líder de consumer marketing do Facebook Brasil, empresa dona do WhatsApp.

Ao longo deste ano, a campanha vai lançar criações locais em diferentes países. 

Assim como o filme de estreia, voltado ao Carnaval no Brasil, as produções vão dar significado ao “Fica só entre vocês” com as particularidades de cada região. 

Segundo o site Uol, a empresa escolheu o país para iniciar a campanha mundial por conta da relação do brasileiro com o serviço, além da abundância de histórias locais sobre pessoas se ajudando através do app.

O Brasil é um dos maiores mercados do WhatsApp, sendo um dos países mais ativos tanto número de usuários quanto na utilização do aplicativo.

Apesar desta ser a primeira propaganda para promover a marca, a companhia já fez uma campanha educacional durante as últimas eleições do país, conscientizando sobre a propagação de fake news na plataforma.

Com 11 anos de existência, o WhatsApp atingiu neste mês a marca de 2 bilhões de usuários no mundo, tendo a Índia como maior mercado.

O aplicativo foi o terceiro no mundo a alcançar a marca, depois do Facebook e do YouTube.