TAX

Nestlé agiliza processos fiscais com Engineering

13/04/2020 12:35

Adoção do DP-FISC acabou com duplicação de informações na base de dados do ERP SAP.

Indústria gera um volume de cerca de 20 mil obrigatoriedades anuais. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Nestlé, maior empresa de bebidas e alimentos do mundo, implantou o DP-FISC, sistema de apurações fiscais e obrigações acessórias nativo ao ERP SAP, com a Engineering, multinacional italiana especializada em transformação digital.

Segundo a companhia, o software fiscal anterior foi descontinuado porque uma melhora em performance e produtividade nas apurações fiscais era necessária, além de tomadas de decisões ágeis orientadas a dados.

O DP-FISC teria eliminado um problema histórico da Nestlé, que era a duplicação das informações na base de dados do ERP SAP, já utilizado pela empresa. 

"Isso nos tornava muito reativos, pois tínhamos que esperar o mês finalizar para fecharmos as apurações a fim de não corrermos o risco de duplicidade de informações ", conta Fábio Donatelli, gerente de impostos indiretos da Nestlé.

No primeiro mês em produção, o DP-FISC realizou 80% das entregas acessórias mensais, que equivalem a cerca de mil obrigatoriedades.

“Com uma arquitetura robusta e escalável, o DP-FISC utiliza o poder do processamento HANA. Com isso, obrigações que eram geradas em horas passaram a ser processadas em minutos", afirma Martim Tuma, diretor de operações SAP da Engineering.

De acordo com a empresa, a solução reduziu o tempo de entrega do SPED Fiscal de 7 horas para 12 minutos, economizando 3400%.

Já o SPED Contribuições, que antes era gerado em oito horas, caiu para 17 minutos, o que equivale a 2724% de redução.

O recebimento de notas fiscais agora é automatizado por meio de um painel eletrônico, possibilitando a detecção do número de erros, além da mensuração de documentos por localidades.

"Deixamos simplesmente de subir notas fiscais no sistema para nos dedicarmos a uma posição mais estratégica, que é a tomada de decisões e o apoio ao negócio orientados pela ótica data-driven", afirma Bárbara Calil, coordenadora de projetos da Nestlé.

Seu projeto de tax transformation compreende as obrigações federais, estaduais, municipais e regimes especiais do setor alimentício, como Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e COFINS, entre outros.

A empresa possui um complexo cenário de apurações fiscais e tributárias devido à sua presença em quase 100% do território brasileiro. 

Hoje a indústria gera um volume de cerca de 20 mil obrigatoriedades anuais relativas a mais de 20 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas em 24 estados e 128 municípios onde opera, cada um com sua legislação.

A Nestlé instalou sua primeira fábrica no Brasil em 1921, na cidade paulista de Araras e hoje possui unidades em oito estados. Contando com 32 mil colaboradores diretos no país, está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Com mais de 150 empresas atendidas no Brasil, a Engineering é uma multinacional italiana com presença no país desde 2008. A empresa tem mais de 600 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória, além de uma filial em Buenos Aires.

Veja também

POR DENTRO
Nestlé tem nova sede com alta tecnologia

Escritório em São Paulo tem novo data center com gestão automatizada, entre outras novidades.

RH
Nestlé usa gamificação com Pushstart

O sistema será utilizado na seleção de trainees para 2020.

INOVAÇÃO
Nestlé vai acelerar startups

Projeto faz parte do plano de investimentos da empresa no estado de São Paulo.

CARREIRA
Executivo brasileiro no board da Nestlé

Flávio de Souza será de Chief Compliance Officer do grupo, baseado na Suíça.

CARREIRA
Vale a pena ou não fazer uma academia SAP?

Fiz três formações da SAP e a minha resposta é: depende do que você quer fazer.

OPERAÇÃO
RCM digitaliza processos de campo com Engineering

Solução SmartQuestion substituiu o preenchimento de formulários em papel pela equipe.

EXCLUSIVO
Volvo reforma TI no Brasil

Projeto da Engineering envolve melhorias em cloud, API, ERP, RPA e API vision.

TENDÊNCIA
Os princípios da clean architecture

Com a estratégia, cada camada no projeto de software possui uma responsabilidade bem definida.

ESCOLHA
Desenvolvimento web: qual tecnologia e framework utilizar?

"Com o avanço tecnológico e o surgimento de novas linguagens de programação, saber qual delas utilizar é um desafio".

CARREIRA
Engineering busca transformação do RH

Caroline Gonçalves foi nomeada como head of people & culture transformation.