Vivo dará em minutos em troca de audiência em anúncios. Foto: reprodução.

Tamanho da fonte: -A+A

Ouça um comercial no celular e ganhe minutos em ligações. Essa é a premissa da Vivo ao lançar o serviço Chamada Patrocinada, em que seus clientes podem ganhar até um minuto por dia, caso ouça uma mensagem publicitária de 15 segundos.

Segundo destaca a Exame, os minutos recebidos podem ser usados em ligações para telefones fixos ou outros números da mesma operadora. Após ouvir o spot, o cliente pode optar por receber mais informações por SMS.

Para assinar o serviço, o primeiro do gênero no país, o cliente deve discar *4040. Na sequência, ele ouvirá uma saudação e, se aceitar, escutará a mensagem publicitária.

Depois, bastadigitar o número do telefone e fazer a ligação gratuita com duração de até 1 minuto.

A Unilever, através de sua marca de amaciantes Fofo, é o primeiro anunciante. A F.biz, agência que cuida da conta da Unilever, foi a responsável por articular o projeto com a Vivo.

Há também spots de serviços da Telefônica Vivo, como o Kantoo, curso de idiomas por meio do celular e Vivo Português.

Segundo Andreza Santana, gerente de Mobile Advertisement da Telefônica Digital, o novo recurso é uma forma de aproximar empresas da base de clientes da operadora, principalmente os pré-pagos.

Para os anunciantes, é possível apresentar a mensagem de duas formas: para todos os clientes da Vivo, ou para uma base segmentada, de acordo com o perfil de consumidor que desejam atingir.

"Para as marcas, o celular torna-se um novo canal de comunicação com seu público. Para o cliente, o serviço é um benefício, já que oferece minutos de ligação gratuitos", completa Andreza.

CHAER

A nova estratégia da Telefônica tem a ver com mudanças que a operadora fez para movimentar seu setor de marketing móvel. Em março, a empresa nomeou Marcio Chaer como Diretor de Aceleração de Publicidade na América Latina.

O anúncio vem ao encontro da iniciativa da Telefónica, no ano passado, de formar uma equipe Vivo Media no Brasil, que busca aproveitar oportunidades nesse mercado e alavancar oportunidades de publicidade móvel na região.

Os produtos oferecidos a anunciantes incluirão anúncios na tela, SMS, ofertas de fidelização e serviços financiados por anúncios.