CARTÕES

Rio pode restringir pagamento por aproximação

13/05/2022 10:11

Projeto de Lei foi aprovado no legislativo e segue para sanção do governador.

O pagamento por aproximação teve crescimento de 474% em um ano. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

Um Projeto de Lei (PL) que restringe pagamentos por aproximação no estado do Rio de Janeiro foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alerj) na última quinta-feira, 12.

Conforme o site Mobile Time, o projeto prevê que os consumidores sejam consultados pelos bancos antes de emitirem cartões de crédito ou débito com a tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC, na sigla em inglês), com uma autorização por escrito ou por meio eletrônico.

O texto também estabelece que os bancos forneçam "uma capa de proteção que realiza bloqueio de transação sem o uso de senha" a cada cartão emitido, além de oferecer ao consumidor as opções de receber notificações ao utilizar o meio de aproximação e confirmar pagamentos pelo aplicativo de cada banco.

Outra determinação é que o consumidor possa estipular o valor máximo utilizado em cada pagamento feito por aproximação.

O PL é de autoria dos deputados estaduais Lucinha (PSD) e Luiz Paulo (PSD) e segue para sanção do governador Claudio Castro (PL).

“Em uma sociedade globalizada e com os avanços na tecnologia de informação e comunicação, torna-se cada vez mais necessário que se ofereça segurança nas transações, evitando-se assim os chamados golpes por esta modalidade”, justificaram os autores.

O pagamento por aproximação teve alta no Brasil durante a pandemia da Covid-19, sendo um meio de transação que não exige contato.

De acordo com um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o uso da funcionalidade aumentou 330% no país no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. 

A Abecs acredita que a possível sanção do projeto de lei inviabilizaria os pagamentos por aproximação no estado pela impossibilidade de execução das obrigações. 

“O pagamento por aproximação é uma modalidade global, que possui as mesmas regras e padrões transacionais usados no mundo inteiro. A exigência de confirmação de cada transação por parte do usuário, além de ser incompatível com o sistema, causaria efeito inverso ao originalmente proposto pela modalidade, submetendo o consumidor a um processo vagaroso a cada utilização do seu cartão", explicou a associação em comunicado enviado ao Mobile Time.

Somente no primeiro trimestre de 2022, foram realizados cerca de 2 bilhões de pagamentos por aproximação no Brasil, apontando um crescimento de 474% em um ano.

Veja também

MIOU?
Musk tranca compra do Twitter

Nova reviravolta em relação conturbada de bilionário com rede social.

ELEIÇÕES
Neto, do Sindpd, quer ser deputado

Sindicalista paulista quer emplacar uma carreira política no PDT.

ACELERADA
Uber planeja dobrar equipe de engenharia no Brasil

A companhia está pisando no freio globalmente, mas abriu 100 vagas no país.

SC
Empresas do Ágora Tech Park faturam R$ 750 mi

Parque tecnológico sediado em Joinville já conta com 98 negócios.

SUSTENTABILIDADE
Stattus4 recebe aporte de R$ 1,4 milhão

Investimento na startup de gestão de recursos naturais foi da Domo Invest.

HEALTHTECH
UpFlux tem nova head de crescimento

Iris Sumar era diretora de marketing de produto da GE Healthcare para a América Latina.