Colaboração entre as empresas começou em 2013. Foto: Edson Rodrigues/Secopa

A Arena Pantanal, em Cuiabá tem infraestrutura projetada e fornecida por uma parceria entre Allied Telesis e Panasonic. O projeto cobre telefonia (IP e PABX), CCTV de segurança (câmeras IP), acesso à internet, sinalização digital, controles de acesso (leitores de cartões RFID e catracas), além de funções adicionais, como sistemas de som, que formam um conceito de “estádio inteligente”.

A colaboração começou em 2013, quando Allied Telesis e Panasonic começaram a trabalhar no projeto. Na fase inicial, a parceria focou soluções de Vigilância IP e PABX IP. 

Engenheiros especializados da Allied Telesis foram escolhidos pela Panasonic para colaborar e contribuir para a concepção e planejamento de especificações de firewall, definições de servidores para os serviços e dimensões da rede estabelecida para toda a arena.

A importância internacional dos eventos que acontecerão neste local requer disponibilidade muito alta de todos os serviços, pois até mesmo um mínimo de paralisação durante qualquer partida não pode ser tolerado. 

Por esta razão, Allied Telesis e Panasonic dedicaram recursos significativos para o design e engenharia das soluções contempladas neste projeto, bem como à integração bem sucedida de todas as partes do sistema.

A topologia do projeto é composta por dois data centers localizados em cada lado do estádio, cada um capaz de suportar todo o tráfego do local, mesmo em momentos de pico.

Estes data centers são vinculados a mais de vinte salas de operação localizadas em todo o estádio, de onde é possível integrar e controlar todas as operações. A rede Allied Telesis é projetada para oferecer resistência e assegurar o pleno funcionamento desta estrutura, ligando todos os equipamentos e controles.

"Nos foi dada a oportunidade de colaborar com parceiros que são líderes mundiais em seu campo, o que resulta da reputação e qualidade de nossos funcionários e produtos, bem como da eficiência e eficácia das nossas soluções de rede", comenta Renato Rossetto, vice-presidente de vendas da Allied Telesis para América Latina.

Fundada em 1987, a Allied Telesis presta serviços de vídeo, voz e rede de dados, com soluções para clientes de vários mercados, incluindo governo, saúde, defesa, educação, varejo, hotelaria e serviços de rede.