Dror Bin, CEO e presidente da Rad.

A Rad, especialista em tecnologias de acesso para provedores de serviços, operadoras de telecomunicações e redes empresariais, acaba de inaugurar uma subsidiária especificamente planejada para atuar como centro avançado de Pesquisa & Desenvolvimento de soluções de redes programáveis, no conceito SDN (redes definidas por software, na sigla em inglês). 

O centro está situado no novo parque de alta tecnologia da cidade de Beer Sheva, em Israel e é co-financiada pela Rad e pelo escritório Office of the Chief Scientist, agência de fomento do Ministério da Economia israelense. 

O aporte total inicial é de U$32 milhões no projeto ao longo dos próximos três anos.

Até o momento, 30 engenheiros de software já foram contratados para trabalhar nas novas instalações, e outros 20 são esperados para se juntar a eles até o final do ano. 

A Rad tem como meta empregar mais de 100 engenheiros em três anos nesse novo estabelecimento.

Nos últimos trimestres a Rad tem experimentado um expressivo crescimento na demanda por  soluções de comunicação avançadas que são comercializadas para os prestadores de serviços de telecomunicação. 

A rápida contratação de colaboradores visa reforçar o P&D da companhia, no mesmo ritmo em que o mundo da comunicação migra para aplicativos e soluções de redes virtualizados. 

Na avaliação da empresa, o tradicional atrelamento das funções de rede ao hardware dedicado está sendo rapidamente desfeito pelo avanço das tecnologias SDN e NFV (Network Functions Virtualization).

"Esse novo centro P&D irá nos ajudar a acelerar o nosso roteiro em direção aos diferenciais de inovação", afirma Dror Bin, CEO e presidente da Rad. 

"Nossa meta é recrutar desenvolvedores talentosos da área, a fim de continuar a reforçar a nossa vantagem no mercado e liderança na indústria", afirma ele.

Na visão de Valter Teixeira, diretor da RAD do Brasil, o crescimento das redes SDN já chama a atenção de operadoras, grandes provedores de serviços e empresas de utilities no Brasil, como alternativa de evolução mais econômica e flexível de suas estruturas de redes atuais. 

A Rad Data Communications oferece soluções de garantia de serviços Service Assured Access que reduzem a complexidade operacional e melhorem a lucratividade dos serviços para provedores de serviços móveis no varejo e de redes corporativas.

Também ofecer soluções evolutivas de migração para provedores de serviço, empresas de geração e distribuição de energia. 

A Rad faz parte do Grupo Rad de empresas, avaliado em US$ 1,2 bilhões.