O Lance! tem se preparado para os Jogos Olímpicos com o apoio da Equinix. Foto: Fernando Soutello.

O Lance!, portal de conteúdo esportivo multimídia, tem se preparado para os Jogos Olímpicos de 2016 com o apoio da Equinix. Com o objetivo de garantir a disponibilidade do site durante o evento, a empresa contratou o Performance Assessment, serviço de consultoria que conta com uma avaliação do ambiente de TI, seguida por um plano de melhorias e adaptações. 

O processo ampliou a velocidade de navegação e a capacidade de usuários simultâneos ao portal.

“Temos uma expectativa de aumento de 40% nos acessos ao website durante as Olimpíadas, por isso é essencial garantir uma experiência de qualidade aos fãs de esporte, especialmente neste período”, explica Fernando Lenine, coordenador em TI web doLance!. 

Em novembro de 2015, a companhia migrou seu ambiente do data center da Equinix em Botafogo para o site em Del Castilho, ambos no Rio de Janeiro. Nesse período a empresa fez uma primeira otimização e investiu na virtualização de seus equipamentos. 

Com a iniciativa, o Lance! melhorou em 40% sua infraestrutura de TI. Mesmo assim, o ambiente ainda passou pelo Performance Assessment, com etapas de análise e ajustes de TI.

O tempo de carregamento das páginas, por exemplo, que antes girava em torno de 630 milissegundos, passou para 230 milissegundos, uma redução de cerca de 36%.

“O Performance Assessment é dividido em cinco fases. As iniciais são a análise minuciosa do ambiente, o primeiro stress test e a apresentação das recomendações de melhoria. Seguimos, então, para as últimas etapas: junto com o Lance! colocamos as sugestões em prática e, por fim, fizemos um segundo stress test, para assegurar que o ambiente esteja preparado para o aumento de visitantes”, explica Rodrigo Guerrero, diretor de Vendas da Equinix no Brasil. 

Esta não é a primeira vez que o Lance! conta com o apoio da Equinix durante eventos esportivos. Nas Copas do Mundo de 2010 e 2014 as companhias uniram-se para colocar em prática o projeto BugZero, a fim de garantir a melhor experiência para os usuários. 

Na época, o website aumentou temporariamente seu ambiente hospedado no data center e garantiu disponibilidade ininterrupta, estabilidade de conexão do website e suporte ao alto volume de acessos durante os jogos.

A Equinix, companhia de serviços de data center e interconexão, anunciou em março a construção de um novo data center em São Paulo, o terceiro no estado e quinto da companhia no país.

A empresa investirá US$ 76 milhões na primeira etapa de construção de SP3, que será localizado em Santana de Parnaíba. Segundo destacou a empresa, o projeto terá outras 5 fases e os cerca de 2.800 racks de SP3 dobrarão a disponibilidade de espaço da empresa no Brasil.

A primeira etapa da construção está prevista para ser inaugurada no primeiro trimestre de 2017.