por Fusion
ERP

Fapes adota SAP S/4 Hana com Fusion

13/06/2018 14:20

O go-live está previsto para o dia 1º de outubro.

Leandro Barbosa, sócio da Fusion. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Fapes (Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES) acaba de iniciar o processo de adoção do sistema de gestão S/4 Hana, da SAP. A Fusion é a consultoria responsável pelo desenvolvimento e implementação do projeto.

O kick-off do projeto aconteceu na última semana de maio. O go-live está previsto para o dia 1º de outubro.

“Esse é um projeto rápido, previsto para acontecer em 20 semanas, e tem o objetivo de migrar a área de back-office da empresa para o Hana utilizando as melhores práticas da SAP”, relata André Corte, gerente executivo de TI da Fapes.

A empresa buscou um sistema da SAP por considerar a multinacional alemã uma referência em compliance e qualidade.

“O mercado de previdência não é muito assistido por fornecedores de software e tem muitas particularidades, por ser um setor regulado, então não procuramos outras empresas antes de decidir pela SAP”, completa Corte.

Com o novo sistema, a Fapes vai deixar de utilizar uma série de softwares em atividade da empresa hoje, principalmente o Amadeus, desenvolvido pela Senior Solution. A solução de gestão empresarial atua com automação de fundos de pensão e empresas de seguridade social.

A partir da implantação do S/4 Hana, a Fapes seguirá investindo em seu projeto de transformação digital, que busca agregar novos serviços de financiamento e empréstimos entre as ofertas da organização.

“Pela importância deste projeto, procuramos a Fusion, que é uma empresa que aceita desafios, como esse de levar o sistema para o mercado de previdência, que não é atendido tradicionalmente pelo ERP”, destaca Cortes.

Para Leandro Barbosa, sócio da Fusion, a consultoria carrega um DNA precursor para atender projetos como o da Fapes.

“A Fusion foi a primeira a implementar o sistema em um clube de futebol no Brasil, por exemplo, com o trabalho realizado no Grêmio”, relata.

O projeto na Fapes contará com a atuação direta de 12 profissionais da Fusion, que trabalharão com métodos ágeis para manter o prazo de 20 semanas.

“Não há cases nacionais ou internacionais da SAP nesse mercado, então esse projeto poderá alavancar um novo segmento de atuação para a empresa”, completa Barbosa.

Com 185 funcionários, a Fapes ocupa hoje o 11º lugar no ranking da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, com um patrimônio superior a R$ 11 bilhões. Com um índice de adesão de 97,42%, o Plano de Previdência da FAPES (PBB) conta, atualmente, com 5.097 participantes.

“O trabalho da Fusion é focado em entrega de qualidade e em tornar o S/4 Hana possível. Temos projetos de até R$ 1 milhão, o que surpreende muitas empresas que acreditam que é preciso investimentos muito maiores para adotar o software da SAP”, destaca o sócio da Fusion.

A Fusion, sediada em Porto Alegre, tem hoje cerca de 50 clientes ativos. Além disso, trabalha atualmente em três projetos simultâneos de implementação do S/4 Hana.

Veja também

SAP
Fusion abre em São Paulo

Francisco Gonzalez, diretor de projetos e operações da empresa, vai comandar a unidade.

DELOITTE
TI lidera lista de PMEs que mais crescem

Das 100 companhias citadas na pesquisa, 37 são do setor de tecnologia.

RANKING
Conheça as melhores para trabalhar em TI

As campeãs foram Sydle (pequenas), SAP Labs Latin America (médias) e Dell EMC (grandes).

CRM
SAP quer desbancar Salesforce

O CEO da SAP, Bill McDermott, prometeu que a SAP vai liderar o mercado de CRM.

MEXE
SAP tem novo licenciamento

A principal mudança é a diferenciação no acesso por outros sistemas, processos automatizado, bots e objetos conectados.