A Universidade Feevale está em fase de obras do Hub One de Criatividade e Inovação. Foto: Nadine Funck/Feevale.

A Universidade Feevale está em fase de obras do Hub One de Criatividade e Inovação, que será localizado junto ao Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.

O novo espaço será voltado ao desenvolvimento de novos negócios e oportunidades com foco na indústria criativa. 

Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, o projeto prevê uma área de 1.681,40m² destinada a projetos institucionais, bem como à instalação de empresas hoje abrigadas na unidade de Novo Hamburgo do parque.

O espaço colaborativo, aberto a estudantes, professores, comunidade acadêmica, empresas e profissionais, reunirá ambientes de desenvolvimento de projetos e negócios, visibilidade, cooperação e sociabilidade.

Para o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, o Hub One será um ambiente de integração.

“Esse espaço é um sonho de muitas pessoas. Um sonho que encontramos aqui, quando começamos a reunir os empreendedores e os criativos. É o sonho de juntar a tecnologia, a inovação e a criatividade. E isso não é possível se não existir a universidade com o conhecimento e os empreendedores com a sua vontade de fazer melhor e mais rápido”, ressalta.

A iniciativa propõe acolher e apoiar empresas e projetos que atuem em duas atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, como software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa. 

“No Hub de Criatividade e Inovação teremos estudantes, startups incubadas e residentes, circulando em um mesmo ambiente. Tudo isso fará com que tenhamos novas ideias e perspectivas, trazendo soluções para inovar o mundo”, destaca Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Feevale.

O formato do Hub One contempla suportes mais tradicionais ligados aos parques tecnológicos, como consultorias em planejamento de negócios, inovação, financeiro, comercial, assessoria jurídica, apoio para a legalização do empreendimento, consultoria em comunicação e marketing estratégico, além de treinamentos em técnicas de venda, pitching, propriedade intelectual e gerenciamento de projetos.

 O Hub One foi projetado para comportar cerca de 23 salas, das quais três serão destinadas a reuniões e uma a laboratórios, com capacidade para atuação de mil profissionais, simultaneamente, distribuídos em espaços abertos de trabalho compartilhado, salas privativas e incubadora.