O Flamengo planeja adotar o SAP Sports One, focado em analytics para times. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo.

O Flamengo, clube de futebol do RIo de Janeiro, terá no dia 1° de outubro o go-live do sistema de gestão S/4Hana, da SAP. O processo de implementação é realizado pela Atos.

A plataforma será responsável por digitalizar, automatizar e unificar diversos processos, como entrada e saída de materiais dos centros de treinamento, gestão de contratos e CLT, estoque de produtos e medicamentos, entre outros.

Com o sistema, a organização espera beneficiar setores como finanças, administração, gestão esportiva e suprimentos. O clube tem o objetivo de melhorar os fluxos de gestão do negócio e assegurar melhor governança e transparência administrativa.

Para o processo de implementação, o Flamengo utiliza um acelerador desenvolvido pela Atos para clubes de futebol. A empresa já foi responsável pelo projeto de adoção do ERP no São Paulo.

"A plataforma opera em nuvem e com atualizações em tempo real de tecnologia. Trouxemos uma solução formatada especialmente para as necessidades do Flamengo, que prevê 35% mais rapidez na implementação em relação ao desenvolvimento de um novo sistema", afirma Alexandre Morais, head em transformação digital da Atos para América Latina.

Em dezembro de 2017, o Baguete noticiou a aproximação da multinacional alemã com o clube carioca. Na época, o projeto estava em fase de avaliação por parte do conselho de administração. 

Agora, com o S/4Hana em fase final de implementação, a organização já pensa nos próximos passos. No futuro, o plano é adotar o SAP Sports One, para gerenciamento de times e análise de jogadores.

“Este sistema, que já vem sendo amplamente empregado em instituições esportivas em países de maior investimento do setor, também poderá, no futuro, acoplar melhores ferramentas de performance analítica para o futebol, nosso carro-chefe", Luiz Filipe Teixeira, vice-presidente de Tecnologia da Informação do Flamengo. 

Com o acelerador voltado para clubes de futebol, a Atos pretende crescer nesse mercado.

“A Atos tem um forte vínculo com o esporte por atuar como patrocinadora das Olimpíadas desde 1992 com a gestão de TI dos jogos. O futebol tem buscado uma gestão mais efetiva recentemente e enxergamos uma oportunidade grande por ser um segmento ainda muito carente de atenção nesse sentido”, relata Morais.

Além do Flamengo, a empresa já tem conversas com outros times do Brasil para impulsionar a adoção do Sports One no país.

*Júlia Merker cobriu o SAP Fórum, em São Paulo, a convite da SAP.