CONSTRUÇÃO

Concresul adota Guardião XML

13/09/2021 16:03

Software desenvolvido pela Tree Space integra as informações de notas fiscais com o ERP.

A companhia te matriz em Bento Gonçalves e 11 filiais espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Concresul Britagem, gaúcha especializada em soluções para a construção civil e rodoviária, adotou o Guardião XML, software desenvolvido pela Tree Space para automatizar o envio e recebimento de notas fiscais.

O contato entre as duas empresas teve início ainda em 2019, mas só no ano seguinte houve a oportunidade de migrar e colocar em prática o projeto.

Segundo a Concresul, a pandemia acabou antecipando a revisão de processos e a necessidade de otimizar o tempo e as funções de cada um dos colaboradores dentro da empresa.

Alguns anos antes, a companhia já havia mudado o processo de recebimento de notas, deixando de ser completamente manual, mas o sistema escolhido para a função era mais restrito em recursos.

Após realizar um teste com o Guardião, a companhia concluiu que os processos seriam desburocratizados e que os benefícios poderiam ser utilizados tanto na sua matriz, na cidade de Bento Gonçalves, como nas 11 filiais espalhadas pelo Rio Grande do Sul.

“Desde o início, vimos que o processo de transformação era tão simples e fácil que o usuário nem perceberia a mudança no dia a dia. Na apresentação, tinha gente que nem acreditava que ia funcionar. Ninguém se opôs à mudança. Disseram ‘se funcionar assim, será sensacional’. E foi”, afirma Joel De Bortoli, gerente de TI da Concresul.

Na prática, o Guardião realiza o download das XMLs, tipo de linguagem utilizada para a criação de notas fiscais eletrônicas, no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Depois disso, ele organiza o conteúdo em um portal e integra as informações com o sistema de gestão do cliente. No caso da Concresul, o ERP utilizado é o Totvs Protheus.

“O Guardião utiliza a mesma linguagem e tem a mesma cara do Protheus. Para o usuário, é um botão a mais. Na rotina, não sente a diferença”, explica Bortoli.

Caso identifique algum erro, o Guardião o bloqueia na origem e notifica o usuário.

“O Guardião XML trouxe grandes benefícios no processo de recebimento de notas fiscais na empresa, trazendo mais segurança, confiabilidade e reduzindo a burocracia que este trabalho envolvia até então”, avalia o gerente.

Além da eliminação de papéis, a empresa teve um ganho de tempo superior a 20% e as melhorias nos processos internos superam a barreira dos 50%.

Segundo a empresa, a solução liberou tempo de profissionais, de conferir notas, por exemplo, para outras funções. Assim, o usuário deixa de realizar tarefas mais operacionais e pode atuar de forma mais estratégica.

Fundada em 1979, a Concresul concentra serviços de britagem, central dosadora de concreto, pavimentação asfáltica, argamassa pronta, drenagem e terraplanagem.

Já a Tree Space foi fundada em 2016 em Caxias do Sul, segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Além do estado, a empresa presta serviços e consultoria em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. 

Entre os seus clientes na indústria, comércio, importadoras e prestadores de serviços, estão as empresas Florestal, Fueltech, Sumig Soluções para Solda, Deusa Alimentos e o atacado Marson.

Veja também

VAREJO
Armarinhos Fernando adota solução da Starsoft

Rede de lojas contratou o módulo de gestão fiscal e contábil do ERP.

AUTOMATIZAÇÃO
SimDoctor emite notas fiscais com eNotas

A empresa deve emitir cerca de 30 mil notas fiscais por mês e pretende dobrar o número de clientes.

ROBÔ
Kimberly-Clark: chatbot com Cosmobots

O KIM funciona através do WhatsApp e reduziu o tempo de resposta de problemas operacionais.

DOCE
Zilor migra SAP para Azure

Projeto na gigante da cana de açúcar foi da SOU.cloud e Roadmap IT.

LGPD
Farmácias podem pedir seu CPF?

Estabelecimentos precisam explicar de maneira adequada porque estão pedindo a informação.

ERP
Asaas compra Base

Empresa de software de cobrança quer agregar novas funcionalidades no seu produto.